Atualidade

Rainha Isabel II anda a gastar demais

A comissão de contas do Parlamento britânico alertou para o facto de a casa real estar a fazer uma má gestão das suas finanças. O orçamento da rinha Isabel II era de 38 milhões para 2012/13, mas não chegou e a casa real precisou de mais dois milhões e 800 mil euros, tendo recorrido a um fundo de reserva. Esta situação não caiu bem aos representantes do povo.

Apesar de a casa real ter cortado 5% em despesas nos últimos cinco anos, como medida de austeridade, o corte não revelou ser suficiente e os responsáveis pelas finanças dizem que a monarca tem que apertar mais o cinto e ter como exemplo ministérios que reduziram as suas depesas em 30 por cento.

Assim, a comissão de contas pediu à casa real que obtenha dinheiro extra, nomeadamente através das visitas ao palácio de Buckingham, residência oficial de Isabel II, que só está aberto ao público no mês de agosto, quando a monarca viaja para a sua residência em Balmoral. “A rainha não está em Buckingham a maior parte do tempo e custa-nos a crer que não possa abrir o palácio ao público mais dias”, refere a comissão.

Além disso, mesmo excedendo o orçamento, há património a precisar de obras de restauração, algo que também preocupa a comissão.