Atualidade

Personalidades recordam Eusébio

A morte do antigo jogador de futebol apanhou todos de surpresa. Muitos são aqueles que têm recordado o “pantera negra”.

Cristiano Ronaldo prestou homenagem a Eusébio através da sua página de Facebook. “Sempre eterno Eusébio, descansa em paz”, escreveu na legenda da imagem onde surge ao lado da antiga glória do Benfica.

Luís Figo também usou as redes sociais para recordar o antigo jogador. “The King!!! Grande perda para todos nós! O mais grande!!”, escreveu no Twitter.

Toni não poupou elogios a Eusébio. “Já lhe disse quando era vivo muito daquilo que senti, o privilégio que foi ter jogado com ele, ter conhecido uma figura humana ímpar, é uma perda… para a família benfiquista. É um dos maiores vultos do desporto português que nos deixa, e um amigo, fundamentalmente. Ele não foi príncipe, príncipes houve muitos, mas reis houve poucos. Ele está na galeria dos eleitos, era superdotado do ponto de vista físico, técnico, era uma estátua grega”, afirmou em declarações à “TSF”.

movenoticiasmuseudacerveja6

António Simões não escondeu a emoção ao ver um “amigo” partir: “Eu sempre lhe disse, não tenhas pressa, tens que ser o último, não um dos primeiros. Ele sempre me ouviu, a cumplicidade era enorme, não aconteceu assim desta vez… Era um companheiro, um amigo, um jogador excepcional, tinha qualidades humanas às vezes desconhecidas. O país perdeu uma referência extraordinária e eu perdi o meu amigo, um irmão”.

Mozer revelou que tem “memórias excecionais” de Eusébio, que “era um homem que tinha a admiração de todos e vai sempre tudo”. “Ele vai ser um jogador que vai perdurar na memória de todos”, referiu.

João Malheiro declarou que Eusébio já estava “muito debilitado, mas agarrou-se muito à vida. Ele também era um campeão fora das quatro linhas”.

Para Di  Stéfano “Eusébio sempre será o melhor jogador de todos os tempos”, afirmou.

A Federação Portuguesa de Futebol lamentou a morte do antigo jogador através de um comunicado: “Portugal está de luto. Morreu, na madrugada deste domingo, vítima de paragem cardiorespiratória, Eusébio da Silva Ferreira, o King, rei dos Magriços de 1966 e eterno símbolo do País, da Seleção e do Benfica. Eusébio maravilhou o mundo do futebol na década de 60, com os expoentes máximos em 1962, na conquista da Taça dos Campeões pelo Benfica, e em 1966, com o terceiro lugar de Portugal no Mundial de 1966 e o título de melhor marcador da competição. À família enlutada e ao Benfica quer a Federação Portuguesa de Futebol, nesta hora difícil, expressar sentidos pêsames”.

Também o Benfica expressou a dor pela morte de Eusébio num sentido comunicado: “A notícia apanhou-nos de surpresa e de forma brutal, inesperada, porque há homens que nunca deviam partir. Morreu Eusébio da Silva Ferreira, referência maior do Sport Lisboa e Benfica e de Portugal. De Eusébio vamos recordar o talento, o exemplo e o caráter de um homem que marcou o Futebol português e se transformou numa referência do Futebol mundial. Vamos recordar a alegria que tinha de viver, a sua simplicidade e frontalidade. A vida de Eusébio é património de todos aqueles que amam o Futebol. O Sport Lisboa e Benfica foi o seu porto de abrigo, mas o Benfica teve em Eusébio um profissional incansável, alguém que sempre fez do Benfica muito mais do que o seu Clube, mas antes a sua casa e a sua família”.

Mas não são só as figuras do futebol que estão chocados com a morte de Eusébio. Durão Barroso dz que “hoje é um dia triste para o futebol português e mundial. As minhas sinceras condolências à família de Eusébio e a todos os portugueses”.

Entretanto, o Governo português decretou três dias de luto nacional.