Lifestyle

Paula Bernardo: Uma barbie na oficina

Não é costume entrar numa oficina de mecânica e encontrar uma mulher a gerir o negócio. Mas é o que acontece na Oficina do Pneu. Paula Bernardo até já foi apelidada de “barbie dos pneus”, por ser cuidadosa com a sua imagem, mesmo passando o dia rodeada de pneus.

“Sempre gostei de me arranjar, gosto de maquilhar e ir ao cabeleireiro. Sei que estou num mundo de homens mas não vou deixar de ser quem sou. Tenho que mostrar que por detrás da aparência, está uma mulher inteligente e que sabe o que está a fazer”, afirmou à Move Notícias.

JMO_3042 copy

Porém, ao início não foi fácil lutar contra o preconceito, pois muitos ainda pensam “que as mulheres não percebem nada de mecânica”. O que não é o caso da empresária, que fez questão de se inteirar de todos “os pormenores do negócio” e mudar um pneu para ela não tem segredos. “Alguns clientes chegavam cá e exigiam falar com o proprietário, então explicava-lhes que eu era uma das proprietárias, tentando cativar o cliente, que acabava por compreender que eu sabia do que estava a falar”, referiu.

JMO_3061 copy

Cuidar da imagem e trabalhar de salto alto, não impede Paula Bernardo de meter “as mãos na massa” quando é preciso: “Aqui todos ajudamos, porque há dias que em há mais movimento e não faço só trabalho de escritório”. A empresária acredita ser uma mais-valia para o negócio ter uma imagem cuidada: “Ter a oficina limpa e os funcionários terem alguns cuidados com a imagem dá outra segurança ao cliente. Para mim esses cuidados marcam a diferença”.

JMO_30941 copy

A Oficina do Pneu está aberta há um ano e foi a empresária que incentivou o marido a abrir o negócio. “Temos outra oficina e eu estava a par de tudo, então pensei: ‘Porque não ter uma oficina e geri-la eu”, revelou, acrescentando que, apesar da crise, o negócio está a “correr bem”. A oficina é especializada na venda de pneus semi-novos, mas também vende pneus novos e oferece serviços de mecânica rápida, como mudança de lâmpadas ou calços.

Paula Bernardo destaca-se pela sua beleza e simpatia num mundo de homens e no meio dos dois sócios: Pedro Fonseca (marido) e Hugo Morais.

JMO_3114 copy
Paula Bernardo com os sócios, Pedro Fonseca e Hugo Morais

JMO_3030 copy

Fotos: José Gageiro

*Publireportagem