Atualidade

Mau Tempo: Quinze distritos sob aviso laranja

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os distritos de Viana do Castelo, Braga, Aveiro, Porto, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro vão estar sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, devido à agitação marítima prevendo-se ondas de noroeste com cinco a seis metros, podendo, durante a manhã e tarde de quarta-feira, dia 29, ser de seis a sete metros.

Estes dez distritos vão estar sob aviso laranja entre a 1h00 desta terça-feira e as 12h00 de quinta-feira.

Também sob aviso laranja estão os distritos Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Guarda e Castelo Branco por causa da queda de neve acima dos 600 a 800 metros entre as 12h00 desta terça-feira e as 00h00 de quinta-feira.

Ainda por causa da neve, o IPMA colocou os distritos Porto, Viseu, Bragança, Coimbra sob aviso amarelo entre as 15h00 desta terça-feira e as 00h00 de quarta-feira.

O IPMA colocou ainda os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro sob aviso amarelo entre as 12h00 desta terça-feira e as 18h00 de quarta-feira devido à previsão de vento forte com rajadas da ordem dos 80 quilómetros/hora.

Já o arquipélago da Madeira vai estar também sob aviso amarelo entre as 18h00 desta terça-feir e as 18h00 de quinta-feira devido à forte agitação marítima com ondas com quatro metros aumentando para cinco a partir das 12h00 de quarta-feira.

Por causa da agitação marítima, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) emitiu segunda-feira, dia 27, um alerta amarelo no qual alertou para os possíveis acidentes na orla costeira e danos em estruturas junto à orla costeira.

A ANPC recordou que o eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado, sobretudo através da adoção de comportamentos adequados.

A Proteção Civil recomenda à população a ter especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas historicamente mais vulneráveis a inundações rápidas e a não praticar atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar, evitando ainda o estacionamento de veículos na orla marítima.

Aconselha também a população a estar atento às informações da meteorologia e às indicações da Proteção Civil e Forças de Segurança.