Atualidade

Maioria dos espanhóis quer que rei abdique ao trono

Numa pesquisa divulgada este domingo, dia 5, dia em que Juan Carlos festeja o 76º aniversário, quase dois terços dos espanhóis querem que o monarca abdique do trono em favor do filho, o príncipe Felipe.

O rei Juan Carlos, que está no trono há 38 anos, já foi um dos soberanos mais amados do mundo, respeitado por parecer um cidadão comum e ajudar a guiar a Espanha para a democracia na década de 1970, após a morte do ditador Francisco Franco.

Mas os espanhóis tornaram-se cada vez mais frustrados por uma investigação de corrupção da filha do rei, a princesa Cristina, e o seu marido, Inaki Urdangarin – num momento de crise económica e desemprego generalizado. Urdangarin foi acusado de desvio de 6 milhões de euros em fundos públicos, embora ambos se declarem inocentes.

Sessenta e dois por cento dos entrevistados disseram acreditar que o rei deveria renunciar, em comparação com 44,7% um ano antes, de acordo com a pesquisa Sigma Dos publicada no jornal “El Mundo”.

Apenas 41,3 %dos entrevistados tinham uma opinião boa ou muito boa do rei, contra mais de 76% há dois anos.

Os espanhóis mais jovens, que não estavam vivos durante os anos Franco, foram esmagadoramente a favor da abdicação, mostrou a pesquisa.

O príncipe Felipe, de 45 anos, manteve uma avaliação positiva de 66%, e a maioria dos entrevistados disse que a monarquia poderia recuperar o seu prestígio se ele assumir o trono.