Atualidade

Goucha recebe prémio pela luta contra a homofobia

O apresentador da TVI recebeu este fim de semana o Prémio Arco-Íris, como reconhecimento do trabalho pela luta contra a homofobia, entregues anualmente pela Associação ILGA Portugal.

Manuel Luís Goucha foi distinguido por ter sido uma das únicas figuras públicas a assumir a sua homossexualidade e, também pelas várias vezes em que aborda assuntos tabu no programa “Você na TV”, que conduz ao lado de Cristina Ferreira.

O apresentador partilhou a distinção no seu blogue, mostrando-se honrado por ter recebido o prémio: “Como profissional mais não farei que usar a verdade com que me cumpro como ser humano, contra o preconceito. Sempre entendi este como ignaro e covarde. É algo que nos seca e menoriza. Estimulante e grandioso será antes procurar entender o que nos distingue, uns dos outros, e saber viver com as diferenças, respeitando-as. É um trabalho diário, difícil, que exige um profundo autoconhecimento e avaliação de consciência, mas vale pelo arrebatamento de nos sentirmos mais justos. É neste sentido que recuso sempre o insulto, porque, contaminado pela vileza, em nada acrescenta, antes pelo contrário, à discussão e confronto de ideias. Sou  pela inteligência, sobretudo das emoções. Um prémio como este (da Associação ILGA) só me responsabiliza como profissional e como homem. E que ninguém duvide: não há insulto que empalideça as cores com que pinto a minha vida!”.

Recorde-se que Goucha assumiu a homossexualidade em 2008 e vive um relaçã de longa data com Rui Oliveira.