Atualidade

Video: O comboio que nunca para na estação

Um designer chinês Chen Jianjun criou um comboio que não para nas estações, avança o “Daily Mail”.

Um vídeo de apresentação do projeto mostra como o comboio que nunca para, funcionaria, na visão do seu criador. Na animação, os passageiros esperam numa plataforma elevada na estação.

À medida que o comboio se aproxima, eles embarcam numa espécie de cabine que vai acoplar-se à parte de cima do comboio quando este passa. Um outro compartimento, que já estava preso ao teto, separa-se do comboio e é deixado na estação com os passageiros que desembarcam.

Para realizar estas duas ações, que ocorrem ao mesmo tempo, o comboio não precisa de reduzir a velocidade nem parar.

A animação é em chinês, mas de acordo com a sua versão traduzida, informa o jornal, uma viagem de comboio entre Pequim e Cantão – cidades separadas por mais de 2.000 quilómetros – pode ter mais de 30 paragens.
Segundo o designer, se cada paragem durar cerca de cinco minutos para o embarque e desembarque de passageiros, o tempo de viagem seria 2h30 maior. Atualmente, comboios de alta velocidade levam cerca de 8 horas para fazer o percurso entre as duas cidades. Ainda de acordo com o vídeo, o comboio não economiza apenas tempo, mas também energia e combustível, já que não precisa de reduzir a velocidade ou acelerar. Ainda não existem planos nem prazos para que este comboio saia das maquetes e se torne uma realidade.

Veja o video.