Atualidade

Pai de Messi investigado por branqueamento de capitais

O pai do futebolista Lionel Messi, Jorge Messi, está a ser investigado pela Unidade Central Operacional da Guarda Civil, em Espanha, pelo crime de branqueamento de capitais provenientes do tráfico de droga, noticia o jornal “El Mundo”.

Em causa estão eventos solidários, realizados pela organização “Amigos de Messi” para que os narcotraficantes branqueiem elevadas quantias de dinheiro, nomeadamente nas filas 0 para os concertos, isto é, aquelas em que as pessoas compram bilhetes apenas para ajudar na causa em questão e não para assistir aos espetáculos.

Ainda segundo a publicação, a venda deste tipo de bilhetes é de difícil controlo, o que pode favorecer a prática de crimes financeiros.

Ao que tudo indica, Jorge Messi seria o intermediário que entrava em contacto com as bandas e que convencia os jogadores de futebol, como Lionel Messi, a participar nos eventos, cobrando comissões que variam entre os 10% e os 20% do valor branqueado.

Os futebolistas Leonel Messi, Dani Alves, Pinto e Mascherano foram já chamados a prestar declarações, pela Unidade Central Operacional da Guarda Civil.

As autoridades colombianas têm, também, um processo aberto sobre o mesmo caso.