Atualidade

O grande amor da vida de Mandela

Graça Machel é apresentada como o grande amor da vida do líder histórico da África do Sul no livro “Invictus – O Triunfo de Nelson Mandela”, escrito por John Carlin, jornalista do “El Pais” e que deu origem ao filme de Clint Eastwood, “Invictus”.

“É uma história muito bonita. Que Mandela no seu 80º aniversário se case com a mulher que foi o grande amor da sua vida. Algo que, aparte de tudo o resto, nos dá esperança a todos nós, que esteja com mal de amores, tenha 50, 60 ou 80 anos”, afirmou o jornalista em entrevista à agência “Lusa”.

“Graça Machel é impressionante. Vi-a em fóruns onde estavam meia dúzia de pessoas, individualidades impressionantes, e depois a Graça falava e estava num nível diferente de inteligência, clareza e carisma. Das três mulheres de Mandela é a que mais se adequa a ele, pelas suas qualidades como pessoa, mas também pelas suas qualidades políticas. É uma pena que não se tenham conhecido antes. Mas também antes ela estava casada com Samora Machel”, explicou o autor.

Nos últimos anos com Nelson Mandela praticamente fechado, Graça Machel continuou a correr o mundo. “Uma mulher no espírito Mandela”, sublinhou John Carlin.