Off the record

Wanda Stuart e a paixão pela leitura

“Ler é uma paixão, mas acima de tudo deve ser uma obrigação. A leitura deve ser fomentada nas crianças desde pequenas, dar-lhes o gosto pela imaginação que podemos desenvolver quando lemos um livro, uma coisa que nos é limitada quando vemos um filme” conta Wanda Stuart à Move Notícias. É que a leitura é para a cantora, que recentemente venceu a última edição do programa “A Tua Cara Não Me É estranha”, da TVI, com uma interpretação de Lara Fabian, uma espécie de calmante e algo a que recorre com alguma frequência. “Os livros podem ser a nossa melhor companhia. Ajudam-nos a relaxar e abstrairmo-nos do mundo”. E foi durante uma conversa, na zona do Chiado, em Lisboa, que Wanda Stuart nos falou deste seu hobbie,  numa tarde em que se assinalou o Dia Mundial do Livro, 23 de abril. “Adoro ler. Devoro livros. Nas férias sou capaz de ler um livro por dia”. Sozinha ou na companhia do marido, Nelson Cabrita, as tardes são muitas vezes passadas a folhear páginas sem fim e a trocar ideias. “Gosto de todos os géneros literários. Para terem um ideia adoro banda desenhada, mas também me delicio com biografias. A última que li foi Anthony Quinn e recusei-me a ler o último capítulo porque não queria que terminasse” avança confessando-se ainda uma romântica por natureza.

Mas mais do que uma campanhia, a leitura é ainda uma oportunidade de passar bons momentos em família, como diz a atriz, lembrando que de pequenino se torce o pepino. “Eu tento que a Eva goste de ler, faço-a ver que é divertido. Na verdade, agora até é ela que me lê histórias a mim”, conta sobre a filha, de sete anos.

No plano profissional a atriz não tem parado de dar cartas. O cabelo azul tornou-se a sua imagem de marca, mas é a cantar que Wanda Stuart se tem destacado e somado sucessos. Com uma carreira de 31 anos ligada à música, a atriz e também produtora de espétaculos garante ainda ter muito mais para dar. “A minha carreira continua a ser um desafio constante porque sei que as pessoas também não esperam que o faça por menos”, frisa, acrescentando que não estava à espera desta última conquista. “Vencer o ‘A tua Cara não me é estranha’ foi uma surpresa muito agradável. Não só por ter ganho o programa, mas também pela reação do público. Ainda agora sou acarinhada sempre que saio à rua. Fiquei muito feliz, mas acho que também fiz por isso”.  A atriz reconhece que a sua vida teve altos e baixos e espera que esta vitória lhe abra outras portas.

Em jeito de balanço assegura estar feliz com o que alcançou até então, mas esperançosa de ir mais além. Afinal, como refere, “sucesso nunca é demais”. Para o futuro só deseja: “Ser feliz!. Há uma música que diz ‘Passei por glórias e passei por fracassos’ e é assim que posso descrever o meu percurso. Ao fim de 31 anos é uma proeza manter-me no ativo. É bom que cresçamos com os obstáculos que a vida nos coloca à frente. Viver é isso”, conta entre sorrisos orgulhosos de quem já atuou nas mais importantes salas do país.

 

 

Texto: Marta Matreno
Fotos: António Fernandes