Off the record

João Fernando Ramos na pista de ciclismo

O dia-a-dia agitado de João Fernando Ramos começa quase sempre da mesma forma: percorre de bicicleta a marginal de Vila Nova de Gaia, entre a Granja e o Cais de Gaia, num total de 39 quilómetros. “Já o faço há vários anos, desde que me mudei para a zona da Granja. Aproveito quase todos os dias, dedico-me uma hora, uma hora e meia, para manter a forma. Só não pedalo nos dias de chuva e ao fim-de-semana, porque há muito domingueiros”, revelou à Move Notícias, que o encontrou na pista de ciclistas junto à praia.

Durante o percurso, que faz sozinho, o jornalista, que acabou de lançar o livro “João I. O pai da ínclita geração”, aproveita para organizar ideias “de forma menos caótica”, o que não acontece quando está a trabalhar na agitada redação da RTP Porto. A acompanhá-lo tem a música e a paisagem e é nestes momentos que surgem ideias para personagens de livros ou reportagens para o “24 Horas”. “É uma forma de descomprimir, ouço música e sigo ao ritmo que me apetece. A paisagem é fantástica e a pista é perfeita.

Além disso, vou tendo muitas ideias, grande parte do jornal ‘24 Horas’ foi pensado na pista”, contou.

Porém, João Fernando Ramos, que também é editor executivo da estação pública, não se desliga totalmente do trabalho e durante o exercício vai atendendo algumas chamadas de trabalho: “O telemóvel vem sempre comigo, porque a esta hora já é preciso tomar algumas decisões por causa do noticiário, nunca consigo desligar totalmente”.

 

Por outro lado, confessa que há dias que sente “preguiça” de levantar cedo para andar de bicicleta, até porque o noticiário termina à uma da manhã e nem sempre as noites são calmas, no entanto o cansaço raramente o demove: “Há noites mais complicadas, pode acontecer alguma coisa de última hora. Mas raramente dispenso este bocadinho, o que acontece é que durmo um pouco mais”.