Atualidade

A noite de festa do FC Porto

Todos os anos o FC Porto premeia os melhores da época na gala de entrega dos Dragões de Ouro. Este ano houve ainda mais um motivo para festejar: o 120º aniversário do clube. Pela passadeira azul do Dragão Caixa passaram várias personalidades, como ministros, dirigentes, atletas e convidados.

O ponto alto da noite foi a homenagem a Pinto da Costa. O presidente portista recebeu o Dragão de Honra das mãos do Bispo Januário Torgal Ferreira, perante uma plateia que o aplaudiu de pé. O dirigente, que está na liderança do clube há 31 anos, dedicou o prémio à família e a todos os portistas. “Estou muito feliz por a minha mulher, os meus filhos, o meu neto, o meu irmão e os meus sobrinhos estarem aqui presentes”, afirmou.

No discurso de agradecimento não deixou de citar os dirigentes que o ajudaram a construir o FC Porto como o conhecemos hoje, sem esquecer treinadores e atletas: “Quero recordar aqueles que com todo o seu saber nos proporcionaram ser o clube nacional com mais títulos conquistados”. Pinto da Costa referiu ainda os adeptos azuis e brancos, acrescentando que se sente “um presidente orgulhoso”. Por fim, assegurou que vai continuar a liderar o FC Porto “enquanto tiver forças” que tudo fará “para continuar a ser digno da confiança de todos”. Pinto da Costa vai doar o Dragão de Honra ao museu do clube.

Perante a homenagem a Pinto da Costa, a mulher do dirigente, Fernanda, mostrou-se muito emocionada, não conseguindo conter as lágrimas.

A gala, além da entrega de prémios, contou com muita animação e com as atuações de Inês Santos, Fernando Ribeiro dos Monspell, Herman José, entre muitos outros.

 

Veja a lista dos premiados:

Atleta do Ano: Jackson Martinez

Futebolista do Ano: João Moutinho

Atleta Jovem do Ano: Kelvin

Treinador do Ano: Ljubomir Obradovic (Andebol)

Atleta de Alta Competição do Ano: Pedro Moreira (Hóquei em Patins)

Atleta Amador do Ano: Paula Oliveira (Natação)

Atleta Revelação do Ano: João Ferreira (Bilhar)

Dirigente do Ano: Fernando Gomes (vice-presidente do FC Porto)

Funcionário do Ano: Hélder Gomes

Sócio/Adepto do Ano: Lourenço Pinto

Projeto do Ano: Porto Canal

Parceiro do Ano: BMG (Banco de Minas Gerais)

Filiais e Delegações do Ano: Setúbal e Paris

Prémio Carreira: José Magalhães (dirigente do Andebol)

Recordação: António Nicolau de Almeida (fundador do FC Porto)

Dragão de Honra: Jorge Nuno Pinto da Costa

 

 

Fotos: José Gageiro