Saúde & bem-estar

Sumo natural ajuda a baixar tensão arterial

Um novo estudo sugere que beber 60ml de concentrado de cereja diluído em água pode baixar em até 7% a tensão arterial em cerca de três horas.

Uma redução suficientemente significativa capaz de reduzir em 38% o risco de AVC e de doença cardíaca em 23% – um efeito semelhante ao verificado em pacientes que tomam medicação para diminuir a tensão arterial, destacam os investigadores da Northumbria University.

Para esta pesquisa os investigadores analisaram o efeito de beber este sumo em 15 pessoas com sinais iniciais de hipertensão.

Foi dado aos voluntários 60ml do concentrado de cereja diluído com 100ml de água, ou o mesmo volume de uma bebeida placebo para comparar os verdadeiros efeitos desta bebida na hipertensão.

Neste estudo foi usado o concentrado do tipo de cereja montmorency, o autor do estudo, Glyn Howatson, destaca que “este é o primeiro estudo a investigar os efeitos do consumo da cereja montmorency sobre a pressão arterial, a rigidez arterial e vasodilatação microvascular em homens com hipertensão precoce.”