Televisão

Filipa Vacondeus com novo programa no 24Kitchen

Uma veterana nas andanças culinárias e uma das personagens mais carismáticas da televisão portuguesa está de volta! Filipa Vacondeus, ou a “senhora dos restinhos”, é o novo talento exclusivo do 24Kitchen que vai estrear um novo programa gastronómico totalmente diferente dos que apresentou nos mais de 30 anos de experiência em televisão. “À Boleia da Filipa” estreia segunda-feira, dia 12 de maio, às 21h15, no 24Kitchen.

No entanto, a deliciosa e rica cozinha tradicional portuguesa continua a ser a temática principal. Neste inovador programa televisivo não vão faltar as famosas pataniscas ou a condimentada feijoada; o peixe fresco ou os melhores enchidos; o doce toucinho-do-céu ou o saboroso pudim de abade de priscos… tudo com a essência da cozinha portuguesa de Filipa Vacondeus.

BoleiaFilipa_FozLizandro-46

Mas, a Filipa Vacondeus não está sozinha, à sua boleia está a peculiar apresentadora do “Prato do Dia 2”, Filipa Gomes. Juntas, fazem-se à estrada já a partir de dia 12 de maio, na nova produção nacional do 24Kitchen. Neste dia, Filipa Vacondeus celebra também o seu 81.º aniversário.

Com uma cozinha ambulante inserida num food truck, Filipa Vacondeus e Filipa Gomes vão viajar por Lisboa e arredores mostrando ao público que as encontra na rua como preparar os melhores petiscos “tugas” convidando as pessoas a juntarem-se a elas para uma degustação final. Ao mesmo, as Filipas levam os espectadores pelos mais coloridos mercados onde escolhem os melhores e mais frescos ingredientes a um preço acessível.

BoleiaFilipa-Lisboa-92

“À Boleia da Filipa” é um programa tipicamente português que vai mostrar ao país a arte de bem cozinhar e bem comer. De entre os lugares onde estacionam o food truck podemos destacar o Terreiro do Paço, a Avenida da Liberdade, Campo de Ourique, Santa Apolónia, Parque das Nações, Mercado de Alvalade, Parque Eduardo VII, Jardim Botânico, Cidade Universitária, Belém, Setúbal, Vila Franca de Xira, Cabo da Roca, Lezíria, entre outros. Nestes lugares, os transeuntes têm a oportunidade de conversar um pouco com “as Filipas” e, ao mesmo tempo, degustar os três pratos que preparam durante o programa: entrada, prato principal e sobremesa. Estes pratos têm a particularidade de serem todos tradicionalmente portugueses e de uma região específica do país.

BoleiaFilipa_6Mar-Malveira-16

Em cada episódio – ao todo são 13 – as duas carismáticas cozinheiras apresentam três sabores tradicionais de uma zona específica do país, desde a feijoada transmontana ao sarrabulho minhoto, passando pelas tripas à moda do Porto e pelas sopas da Beira. Açores, Trás-os-Montes, Minho, Alentejo, Algarve, Porto, Lisboa, Beiras… Todos os sabores de Portugal juntos num só programa de cozinha liderado por Filipa Vacondeus.

Duas gerações de cozinha unem-se com um só propósito: passar o testemunho e a importância de manter a cozinha tradicional portuguesa viva.