Saúde & bem-estar

Saiba porque deve incluir a pêra na sua alimentação

Williams, Rocha, Forelle, Pack, Abate Fetel, Ercolini e até Red… São vários os tipos de pêra que existem e são vários os benefícios desta fruta, nomeadamente a presença elevada de fibras e antioxidantes e a riqueza de minerais, vitaminas e nutrientes.

Doce e suculenta, a pêra é rica em água e tem poucas calorias, sendo considerada uma fruta diurética. Uma pêra com cerca de 100g possui apenas 53 calorias.

A saúde agradece

Esta fruta possui glutationa anticancerígena, que ajuda a prevenir hipertensão arterial e diminui o risco de AVC. Tem alto teor de vitamina C, um antioxidante essencial ao normal funcionamento do metabolismo, que contribui para a reparação de tecidos pois promove a cicatrização e ajuda a proteger contra uma série de doenças infecciosas, agindo como anti-inflamatório.

A pêra possui também vitaminas A, B2 e E, e cálcio, cobre, fósforo e magnésio.

Uma dose desta fruta fornece 12% da dose diária recomendada de fibras, substâncias importantes na redução do risco de doenças cardíacas e de alguns tipos de cancro, nomeadamente do cólon. Ajudam também a prevenir e combater a prisão de ventre e a controlar os níveis de colesterol e glicose no sangue.

Como consumir?

A pêra, tal como todas as outras frutas, é uma opção ideal para lanche ou sobremesa, mas pode também ser usada nas restantes refeições. Por exemplo, em saladas. Como fornece energia, é uma boa sugestão para consumir antes ou depois da prática de exercício físico.

O facto de ser consumida inteira, com casca, aumenta os benefícios. A pêra é bastante indicada para o processo de reeducação alimentar, pois contribui para a redução de peso, aumentando a saciedade. No entanto, é rica em hidratos de carbono por isso deve ser consumida com moderação.

O ideal é consumir 3 a 5 porções de fruta por dia. Contudo, variar é importante por isso deve privilegiar-se o consumo de várias frutas.

O aspeto ideal

Preferencialmente, as pêras devem ser compradas firmes, não demasiado rijas, e devem amadurecer à temperatura ambiente, antes de serem colocadas no frigorífico. Assim, duram até quatro dias pois embora o amadurecimento não pare com a refrigeração, retarda.

O teste do polegar – fazer pressão levemente na base do pauzinho da pêra – , permite saber se está boa para consumir. Se a polpa ceder ligeiramente, a fruta vai estar doce e suculenta como se quer. Já se estiver mole, não vai estar tão agradável e pode, inclusive, estar escura por dentro.