Moda

Morreu a designer de moda Vivienne Westwood

Morreu esta quinta-feira, 29 de dezembro, a designer Dame Vivienne Westwood, tinha 81 anos. A casa de Moda com o nome da estilista britânica, informou nas redes socias que morreu “pacificamente e rodeada” pela sua família em Clapham, no sul de Londres.

Vivienne continuou a fazer as coisas que amava, até o último momento, projetando, trabalhando em sua arte, escrevendo o seu livro e mudando o mundo para melhor. Ela levou uma vida incrível. Sua inovação e impacto nos últimos 60 anos foram imensos e continuarão no futuro“, diz ainda o comunicado.

Considerada “a mãe do punk”, a estilista tem trajetória marcante na moda internacional, da rebeldia do punk e do new wave à luta pela defesa do meio ambiente.

Reconhecida como um dos nomes mais rebeldes da moda inglesa, recebeu em 2006 o título de Dama Comandante da Ordem do Império Britânico. Vivienne ganhou projeção ao consolidar a influência da sua Moda através da butique SEX, que inaugurou com o então marido Malcom McLaren em 1974, em Londres. Levou a rebeldia às passarelas da marca homónima e, nas últimas décadas, dedicou-se ao ativismo em prol do meio ambiente, com presença em protestos e mensagens nas suas coleções.

Em 1992 foi homenageada pela Rainha Isabel II com a Ordem do Império Britânico pelos seus serviços à indústria da moda.