Saúde & bem-estar

Campanha sensibiliza para o problema da incontinência urinária nos homens

A TENA Men acaba de lançar uma nova campanha. “Control” pretende desmistificar o estigma da incontinência urinária e sensibilizar-nos, de uma forma divertida, para a incidência do problema na população masculina.

A campanha apresenta Stirling Gravitás que é um homem de certa idade que controla todos os aspetos da sua vida – e nem sequer é dono de um império financeiro. E mesmo aquele pequeno problema que alguns homens de certa idade às vezes têm, nem isso incomoda Stirling Gravitas. Porque o Homem de Certa Idade que Controla a sua Vida até isso consegue controlar…

O estigma associado à incontinência urinária impede muitas vezes o homem de procurar assistência médica e é muito mais comum do que se pensa – embora seja menos frequente do que na mulher. Podem ser afetados homens de todas as idades.

De acordo com os dados da TENA, a incidência da incontinência urinária nos homens de 50 anos comparada com mulheres da mesma idade é menor, mas estima-se que mais de 190 mil homens sejam afectados por problemas urinários em Portugal.

A incidência masculina aumenta com a idade, mas não aumenta apenas em função da idade, estando diretamente relacionada com outras enfermidades, como o inchaço da próstata, cancro da próstata e condições neurológicas como a doença de Parkinson e de Alzheimer.

Em menor extensão, a incidência da diabetes e de peso em excesso, assim como outros factores de risco, aumentam a incidência da incontinência urinária no homem.

Diagnóstico e tratamento
Há tratamentos simples sugeridos para utentes com uma incontinência sem complicações, ou seja, sem incontinência recorrente ou incontinência associada a dor, hematúria, infeção recorrente ou problemas de esvaziamento.

No caso dos homens com simples gotejamento pós-micção, que acontece quando a bexiga não se esvazia completamente e continua a gotejar depois da micção, há exercícios para os músculos do pavimento pélvico que podem ajudar a minorar o problema.

Em casos de incontinência urinária de esforço ou de urgência, normalmente associados a problemas na próstata, deve ser elaborado um historial para determinar a natureza da incontinência, tomando nota de quaisquer cirurgias anteriores, e de outras enfermidades ou medicações.

A qualidade de vida deve também ser avaliada, para determinar o impacto da incontinência no indivíduo e ao mesmo tempo avaliar a mobilidade e o acesso ao WC.

Um aspeto importante no controlo da incontinência urinária é rever o estilo de vida quanto à ingestão de alimentos e de líquidos, redução do peso e do redução ou cessação do consumo de tabaco.

As pessoas com excesso de peso têm uma maior pressão abdominal. Os fumadores tossem mais, o que pode resultar numa maior incidência de perdas de urina.

Alguns conselhos simples podem ajudar a diminuir drasticamente o problema:não ingerir líquidos em demasia nem insuficientemente, evitar a cafeína e bebidas gaseificadas, que podem irritar a bexiga, e bebidas alcoólicas.