Saúde & bem-estar

Legionella detetada no hospital de Bragança

A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste detetou a presença de Legionella na água do hospital de Bragança e que foram “tomadas as medidas necessárias”, sem registo de casos de doença.

Em comunicado, o gabinete de imprensa da entidade responsável pelas unidades de saúde do distrito de Bragança esclareceu que “na sequência da monitorização periódica efetuada regularmente à qualidade química e biológica da água, foi identificada na última avaliação, a 5 de fevereiro, na Unidade Hospitalar de Bragança, a presença de Legionella Pneumófila Serotipo 1”.

Face ao resultado da análise efetuada “foram tomadas de imediato todas as medidas necessárias – e em conformidade com as orientações emanadas pela Direção Geral da Saúde – no sentido da erradicação daquele agente”.

As medidas visaram “a garantia da qualidade química e biológica da água e da segurança de todos os doentes internados naquela Unidade Hospitalar”.

A situação tem sido acompanhada pela Autoridade de Saúde Pública.

Recorde-se que em 2011, três doentes foram infetados e dois acabaram por morrer vítimas da bactéria detetada numa ala do quarto piso do edifício hospitalar.

Naquela ocasião também foi detetada a presença de Legionella Pneumophila na água do hospital de Bragança, que procedeu à desinfeção através da injeção de água a alto impacto nas canalizações e com cloro e lixívia.

legionella