O Mundo saiu à rua em Paris para celebrar a República sem medo do terrorismo. Um milhão e meio em Paris e quase três milhões por toda a França participaram numa marcha histórica contra o terrorismo e em memória das 17 vítimas dos ataques na capital francesa.
O cortejo foi comandado por dezenas de líderes mundiais – Chefes de Estado, de Governo e representantes políticos e diplomáticos de dezenas de países, entre os quais Passos Coelho, Assunção Esteves, Angela Merkel, Mariano Rajoy, David Cameron, Benjamin Netanyahu e Mahmoud Abbas – estiveram de braço dado com o 24º Presidente da França, François Hollande.
Frases como “Je Suis Charlie”, entoações do hino francês, aplausos e momentos de silêncio em memória das vítimas das ações terroristas que aconteceram esta semana em França, marcaram “a maior demonstração popular de todos os tempos”, como disse o ministro francês do Interior, Bernard Cazeneuve.
Nunca antes tantos chefes de Estado tinham participado numa manifestação. Governantes percorreram um quilómetro antes de se despedirem. O presidente francês declarou que Paris foi hoje a “capital do mundo”.
