Saúde & bem-estar

Dois hospitais portugueses preparados para casos de Ébola

Dois hospitais, um em Lisboa e outro no Porto, estão preparados para receber infetados com o vírus de Ébola, segundo fonte da Direção-Geral de Saúde.

A diretora-adjunta da Direção Geral de Saúde (DGS) Graça Freitas explicou à “Lusa” que, em caso de ser detetado o vírus no país, os infetados deverão ser encaminhados para o Hospital de São João, a norte, e o Curry Cabral, a sul, que já têm planos de contingência para fazer face a possíveis casos.

Em declarações à TSF, o responsável pelo serviço de doenças infecciosas do Hospital Curry Cabral diz que, para já, os portugueses não têm motivos para grandes preocupações.
Fernando Maltez diz que, nesta altura, “as probabilidades de uma infeção em Portugal são muito remotas”.

O vírus está muito ativo em países da África Ocidental, onde já provocou 720 mortes em mais de mil casos registados, a maior parte na Guiné-Conacri, Libéria e Serra Leoa. A Guiné-Conacri tem uma longa fronteira com a Guiné-Bissau, país com o qual Portugal volta a ter ligações aéreas diretas a partir de outubro e onde vivem muitos portugueses.

Graça Freitas disse que, numa reunião com os dois hospitais (aos quais se junta o Hospital Dona Estefânia, em Lisboa, no caso de o infetado ser uma criança), se «alinhou procedimentos» e que as duas instituições já têm planos concretos de atuação.

São dois hospitais “veteranos” que já estiveram preparados noutras crises, como da chamada “gripe aviária”, lembrou a responsável.

Graça Freitas disse que a DGS também já teve reuniões com o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) e com o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), que estão igualmente preparados.

ebola