Saúde & bem-estar

Emagrecer 5% do peso corporal melhora humor e qualidade do sono

Emagrecer faz bem para a saúde, mas também contribui para uma melhor noite de sono. Adultos obesos que emagreceram 5% do peso corporal total depois de seis meses relataram que dormem melhor e por mais tempo. É o que revela um novo estudo apresentado numa reunião da Sociedade Internacional de Endocrinologia e da Sociedade de Endocrinologia, em Chicago, nos EUA.

Além disso, o estudo também mostrou que a perda de peso neste período melhorou a qualidade do sono e o humor, independentemente da maneira como os indivíduos emagreceram.
“Este estudo confirma vários outros que relatam que a perda de peso está associada com o aumento da duração do sono”, afirmou a principal investigadora do estudo, Nasreen Alfaris, da Universidade da Pensilvânia, Filadélfia.

O estudo examinou 390 homens e mulheres obesos por dois anos. Os participantes foram aleatoriamente divididos em três grupos de programas de perda de peso.

Um grupo recebeu material impresso educativo durante consultas quatro vezes por ano, outro recebeu aconselhamentos num espaço de tempo mais curto sobre estilo de vida, enquanto o último grupo recebeu o aconselhamento, além de substitutos de refeição ou medicamento para perda de peso.

Os cientistas avaliaram as mudanças no peso, a duração do sono e qualidade, e humor após seis e 24 meses de tratamento. Eles compararam indivíduos que perderam 5% ou mais do peso corporal com aqueles que perderam menos de 5%, levando em conta o sexo e a idade.

Depois de seis meses, os indivíduos de ambos os grupos de aconselhamento de estilo de vida perderam mais peso, em comparação com o grupo que recebeu material impresso educativo.

Examinando todos os três grupos em conjunto, os indivíduos que perderam pelo menos 5% do peso relataram que ganharam uma média de 21,6 minutos de sono por noite, em comparação com apenas 1,2 minutos para aqueles que perderam menos de 5%.

Os participantes que emagreceram ainda mais que 5% do peso corporal relataram ainda mais melhorias na qualidade do sono e do humor.

“Mais estudos são necessários para analisar os efeitos de ganhar peso novamente sobre a duração e a qualidade do sono”, finaliza Alfaris.

perder_peso_balanca