Moda

Três rainhas: Três imagens de elegância

Espanha tem desde quinta-feira, dia 19, uma nova rainha: Letizia. No espaço de pouco mais de um ano, três novas rainhas assumiram tronos na Europa. A Move Notícias desafiou o estilista Carlos Gil a analisar o estilo das monarcas.

O criador recordou os looks de Máxima da Holanda e de Mathilde da Bélgica no dia da coroação e comparou-os com o de Letizia. Carlos Gil não tem dúvida que se trata de três rainhas que se “definem pela elegância e classe”.

Se na Espanha e na Bélgica as cerimónias de coroação dos novos reis foram simples, na Holanda a proclamação de Guilherme, a 30 de Abril de 2013, realizou-se com pompa e circunstância. Por isso mesmo, Máxima optou por usar um vestido longo, bordado à mão com pedraria e cristais num tom azul Klei, acompanhado por um casaco/capa com ombros registados, assinado pelo seu estilista Jan Tiaminiau. “A rainha Máxima foi a única que usou uma Tiara de diamantes, relíquia da realeza Holandesa. É de salientar que esta levou a banda Real, que pelo protocolo só pode ser usada com vestido longo, motivo pela qual não foi aplicada por Mathilde da Bélgica e Letizia de Espanha, pois vestiram-se de curto, de forma simples e menos ostentosa”, apontou Carlos Gil.

rainha vestido2

Tendo em conta a austeridade, Felipe VI preferiu cerimónias mais simples, para que fosse gasto menos dinheiro possível. Assim, Letizia dispensou as tiaras e optou somente “por usar a condecoração da ordem de Carlos III apoiado num coordenado de casaco 3/4 em crepe branco com pequenas jóias bordadas em degradé no decote, realçando o seu visual simples com uma maquilhagem propositadamente discreta tal como o penteado, um alisamento japonês com trança lateral”, referiu o criador. Para esta ocasião a nova rainha recorreu mais uma vez ao seu estilista de eleição: Felipe Varela. “Letizia mostrou-se nacionalista e atenta à situação política, social e económica do país. Optou por se apresentar elegante, mas demasiado simples para a situação”, ressalvou.

rainha vestido1

Carlos Gil tem a mesma opinião sobre a escolha de Mathilde, cuja coroação do marido aconteceu a 21 de Julho de 2013. A rainha da Bélgica usou um vestido curto de mangas 3/4, com uma gola imperial, em tom nude do estilista Edouard Vermeulen. “O seu look foi enaltecido pelo tocado e as luvas ao tom. Mathilde mais uma vez mostrou-se uma rainha com classe, fiel ao seu estilo sóbrio e requintado”, concluiu o criador do Fundão.

rainha vestido3

 

Fotos: D.R.