Saúde & bem-estar

Radiação ultravioleta com níveis muito altos em quase todo o país

Todo o país, com exceção do Porto, Santa Cruz das Flores e Horta (Açores), apresenta esta quarta-feira, dia 18, risco muito alto de exposição à radiação ultravioleta (UV), de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, as regiões de Aveiro, Beja, Bragança, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Faro, Funchal, Guarda, Leiria, Lisboa, Penhas Douradas, Évora, Portalegre, Porto Santo, Sagres, Santarém, Setúbal, Sines, Viana do Castelo, Viseu, Vila Real, Angra do Heroísmo e Ponta Delgada apresentam hoje níveis muito altos de exposição à radiação UV.

O IPMA colocou ainda o distrito do Porto em risco elevado de exposição à radiação UV, aconselhando a população a utilizar óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protetor solar e a evitar a exposição das crianças ao sol.

A radiação ultravioleta pode causar graves prejuízos para a saúde se o nível exceder os limites de segurança. O índice desta radiação apresenta cinco níveis, entre o baixo e o extremo, sendo o máximo o onze.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado, apresentando períodos de muita nebulosidade no litoral norte e centro e, até ao fim da manhã, no litoral sul.

Durante a tarde, prevê-se um aumento temporário de nebulosidade nas regiões do interior onde há condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros dispersos, vento fraco, tornando-se gradualmente fraco a moderado do quadrante oeste e soprando moderado do quadrante leste nas terras altas do interior norte e centro até meio da manhã.

A previsão aponta ainda para neblina ou nevoeiro matinal no litoral e descida da temperatura máxima no litoral norte e centro e na região sul.

Para os Açores, prevêem-se períodos de céu muito nublado com abertas, aumentando de nebulosidade a partir da tarde, chuva ou aguaceiros e vento moderado, tornando-se bonançoso.
Na Madeira, prevêem-se períodos de céu muito nublado, diminuindo temporariamente de nebulosidade durante a tarde, e vento fraco a moderado de noroeste, rodando para oeste no final do dia.

Quanto às temperaturas máximas, em Lisboa, Porto, Viana do Castelo, Funchal e Faro 23 graus Celsius, Castelo Branco 30, Évora, Bragança, Viseu e Beja 29, Vila Real 31, Portalegre e Braga 28, Guarda e Leiria 26, Coimbra 27 e Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Santa Cruz das Flores 20.

exposicao solar