Moda

Os segredos do guarda-roupa de Michelle Obama

Desde que o marido, Barack Obama, tomou posse da presidência dos EUA, em 2009, que Michelle Obama se tornou no centro das atenções. Considerada uma das mulheres mais poderosas do Mundo, pela “Forbes”, o estilo da primeira-dama é escrutinado pela imprensa.

Estilistas como Jason Wu e Naeem Khan saltaram para as luzes da ribalta depois de as suas criações terem sido usadas pela primeira-dama dos EUA. Os especialistas comparam este efeito ao de Kate Middleton, cujos looks esgotam a cada aparição pública. Mas ao contrário da duquesa de Cambridge, o guarda-roupa da primeira-dama é pago do seu próprio bolso.

foto3

Enquanto Kate não aceita presentes de estilistas, Michelle Obama já o pode fazer, caso sejam usados em eventos públicos, segundo a sua secretária de imprensa, Joanna Rosholm. Nesse caso, a peça em questão (como os dois vestidos Jason Wu usados por Michelle nos Bailes Inaugurais de 2009 e 20013) é aceite em nome do governo dos EUA e, depois, guardada pelo setor de Arquivos Nacionais.

foto2

Mas a primeira-dama não usa apenas criações de estilistas de renome, em ocasiões informais Michelle também gosta de optar por looks de marcas low cost.

Recentemente foi lançado um livro nos EUA, “Everyday Icon: Michelle Obama and the Power of Style”, da jornalista da “Times” Kate Betts, que relata como a primeira-dama redefiniu a moda americana e aborda as implicações políticas das suas escolhas.

foto4

À medida que Michelle começou a substituir as piadas sobre colocar as filhas na cama à noite pelos discursos públicos sobre política pública, paralelamente, foi ajustando o seu guarda-roupa, suavizando o visual e reforçando a ideia de acessibilidade através da sua roupa. Ela também deixou sua sensibilidade para uma moda mais vanguardista aflorar”, lê-se no livro.

A senhora Obama acabou por se tornar um ícone de moda, quase tão grande quanto Jackie Onassis, exibindo um estilo único e cada vez mais copiado.

foto1

 

Fotos: D.R.