Saúde & bem-estar

Estudo atribui ao caril propriedades anti-hipertensivas

Cientistas indianos anunciaram ter testado com sucesso uma mistura de temperos conhecida como caril que reduziu a pressão arterial em ratos de laboratório, despertando a expetativa de se encontrar medicamentos naturais e baratos para tratar esta doença crónica.

S. Thanikachalam, especialista em cardiologia que liderou a pesquisa, disse que a sua equipa testou em roedores uma mistura de gengibre, cardamomo, cominho e pimenta, ingredientes comuns na cozinha indiana, juntamente com pétalas de lótus branca e outros. “Vimos, então, mudanças positivas em ratos com pressão arterial elevada induzida nas nossas experiências em laboratório”, disse Thanikachalam, que chefia o departamento de cardiologia na Universidade Sri Ramachandra da cidade de Madrassa (sul). “A droga foi muito eficaz em reduzir a pressão arterial e diminuir o stresse oxidativo em ratos”, acrescentou.

O estudo destaca que as especiarias contribuíram para reduzir a hipertensão arterial, uma forma secundária da pressão arterial alta, causada por um estreitamento das artérias nos rins.

Os indianos são geneticamente predispostos à hipertensão. Uma em cada quatro pessoas sofre desta doença nas cidades, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Não é a primeira vez que o caril foi associado a benefícios para a saúde.

Os resultados do estudo foram publicados na edição de junho da publicação médica “Experimental Biology and Medicine”.

caril