Saúde & bem-estar

Novo sistema inovador para pacientes com lesão cerebral

As pessoas com lesões cerebrais podem beneficiar de um novo projeto que integra tecnologias de última geração para a reabilitação dos seus problemas motores, permitindo ao especialista conhecer, em tempo real, valores e medidas sobre a evolução do paciente, noticia a agência “Lusa”.

O projeto ‘Neuro-tar’ foi desenvolvido pelo Instituto de Automática e Informática Industrial da Universidade Politécnica de Valencia pela empresa Inia Neural e encontra-se em fase de validação em 30 pacientes com lesões cerebrais adquiridas.

ermengildo Gil, investigador do instituto e Rafael Romero, da empresa Inia Neural, destacaram que este novo sistema permite a reabilitação com maior eficiência, tanto de adultos como de crianças.

O ‘software’ pretende mudar o processo de reabilitação tradicional que atualmente existe por um inovador sistema que permite o desenvolvimento de uma série de jogos interativos para o tratamento dos pacientes com lesões cerebrais enquanto regista, em tempo real, valores e medidas sobre a evolução do paciente.

O trabalho dos terapeutas é considerado imprescindível para que o projeto tenha êxito, combinando assim a parte tecnológica com a técnica de especialistas para desenvolver jogos interativos.

cerebro