Moda

NAE: Os sapatos ecológicos

Com um conceito inovador tendo por base uma filosofia vegan e ecológica, a NAE é a marca de calçado português que está a conquistar o mundo.

Fundada em 2008, por Paula e Alejandro Pérez, a NAE é uma marca animal-friendly, preocupada com a sustentabilidade ambiental, sendo uma alternativa contra a exploração animal e da condição humana. Acrónimo de No Animal Explotation, a NAE não utiliza qualquer produto de origem animal nem fabrica calçado em locais de exploração humana.

Todos os sapatos são fabricados a partir de materiais ecológicos e alternativos ao couro utilizado na indústria tradicional. Como substituto da pele, a marca utiliza borracha natural, fibra de côco, linho, algodão orgânico e microfibras biodegradáveis compostas por uma mistura de poliester, nylon e algodão. Esta mistura faz com as microfibras se transformem num produto respirável, impermeável e antialérgico, conferindo grande conforto na utilização dos sapatos. A cortiça é outro material vegano, ecológico e biodegradável que se tem revelado uma forte aposta da NAE desde há dois anos para cá, assim como o uso de pneus reciclados na sola de alguns modelos das últimas coleções.

Com uma oferta diversificada de sandálias, botas, sapatilhas para ambos os sexos e sapatos de salto alto… de tudo se pode encontra nesta coleção de design luso, fabricada com matéria-prima procedente de Portugal, Espanha e Itália.

A vender online para todo mundo, a NAE está presente em lojas de onze países (Alemanha, Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, Espanha, Estados Unidos, Holanda, Itália, Reino Unido, Suécia) sendo que em Portugal podemos encontrar os sapatos da marca nas montras de Castelo Branco, Coimbra, Entroncamento e Funchal.

Reflexo da filosofia de vida vegan de Paula e Alejandro Pérez, esta aposta no mundo do calçado, surgiu para colmatar uma lacuna no mercado. “Não existia nenhuma marca que não utilizasse pele e oferecesse peças com design e qualidade”, xplicou Paula Pérez.

Ficha técnica
Texto: Teresa Arsénio
Fotos: MCrespo
Assistente de fotografia: JRCrespo
Produção Executiva: Teresa Arsénio
Agradecimento: NAE