Saúde & bem-estar

Mais de 40% da população portuguesa tem problemas de concentração devido ao ruído

Para assinalar o Dia Internacional da Consciencialização para o Ruído, a GAES-Centros Auditivos acaba de divulgar um estudo onde mostra como o ruído afecta o dia-a-dia das pessoas. Em Portugal, mais de 40% da população sofre de problemas de concentração associados ao ruído.

A perda auditiva é um problema de saúde que afecta já cerca de 1 milhão de portugueses e, a nível mundial, cerca de 120 milhões de pessoas têm já a sua audição afectada devido ao ruído.
O ruído em excesso – ou poluição sonora – é um grave problema que afecta toda a população, em especial a que vive nas grandes cidades. Todos os dias, são várias as actividades que expõem os cidadãos a níveis de poluição sonora altamente prejudiciais para a saúde. Sem se darem conta, estão expostos a situações em que o ruído ambiente é constante e com um elevado impacto nocivo para o seu bem-estar.

Cerca de 60% da população portuguesa vive com níveis de ruído acima do recomendado, que é de 55 decibéis, e cerca de 20% está exposta a barulho incomodativo (mais de 65 decibéis) de forma constante, o que se manifesta num forte impacto para a sua saúde, em especial de possíveis problemas auditivos.

Dulce Martins Paiva, directora-geral da GAES – Centros Auditivos Portugal, afirma: “Na GAES-Centros Auditivos temos a preocupação de alertar os nossos pacientes para o ruído que os rodeia, e que pode prejudicar a sua audição. Desenvolvemos este estudo em cinco países, onde estamos presentes – Portugal, Espanha, Venezuela, Equador e Chile – e os resultados foram muito semelhantes. As pessoas precisam de estar alertas para os níveis de ruído no seu dia-a-dia, e na GAES podemos ajudá-lo a combater possíveis problemas auditivos devido ao ruído”.

No dia 30 de Abril, a GAES-Centros Auditivos vai alertar a população para o excesso de ruído nas grandes cidades, e irá marcar presença em Coimbra com uma acção de rua na Avenida Central às 18h00.

ruido