Saúde & bem-estar

Bactéria que inflama córnea sobrevive em solução de lentes de contacto

A ceratite microbiana é uma inflamação causada por uma bactéria que ataca a córnea e que pode ter origem no uso de lentes de contacto infetadas. Não é por acaso, que antes de utilizadas, as lentes precisam ser imersas em soluções que eliminem a bactéria. A eficácia desse produto foi posta em xeque numa pesquisa apresentada na Conferência Anual da Sociedade de Microbiologia Geral, em Inglaterra.

O estudo dirigido por pesquisadores da Universidade de Liverpool e da Universidade Real de Liverpool, testou a eficácia da base utilizada nas soluções em diferentes estirpes da bactéria Pseudomonas aeruginosa, causadora da ceratite microbiana. Foram analisados nove casos clínicos da infeção relacionados ao uso de lentes. Na Inglaterra, essa infecção bacteriana causa, por ano, cerca de 6 mil casos de perda total ou quase total da visão.

Oito bactérias morreram após dez minutos de imersão no líquido. Uma estirpe mais resistente, porém, demorou quatro horas para morrer nas mesmas condições.

Esse trabalho sugere que as soluções de lentes de contacto podem não ser tão potentes no combate à Pseudomonas aeruginosa. “A ceratite microbiana pode ser devastadora para o paciente, por isso é importante que as soluções sejam realmente eficazes”, disse o líder do estudo, Craig Winstanley, professor de bacteriologia. Os autores acreditam que esta descoberta ajuda no desenvolvimento de produtos mais eficientes.

lentes de contacto