Saúde & bem-estar

Ioga pode ser aliada no combate ao cancro de mama

A prática de ioga pode ser aliada de mulheres submetidas ao tratamento contra o cancro de mama. De acordo com um novo estudo americano, a atividade melhora a qualidade de vida dessas pacientes, uma vez que reduz a sensação de cansaço, efeito adverso comum da terapia contra o tumor, e diminui os níveis de cortisol, hormona relacionada ao stress – pesquisas já mostraram que essa redução está ligada a uma vida mais saudável.

“A ioga tem um grande impacto na sensação de bem-estar nas pacientes com cancro de mama – e isso as ajuda a enfrentar a doença”, diz Lorenzo Cohen, diretor do programa de medicina integrativa da Universidade do Texas e um dos autores do estudo, que foi publicado no “Journal of Clinical Oncology”.

O estudo avaliou 163 mulheres com cancro de mama que estavam a ser submetidas a tratamentos de radioterapia. Parte das voluntárias passou a praticar ioga uma hora por dia e três vezes por semana. Outras participantes foram orientadas a fazer, com a mesma frequência, aulas de alongamento. O restante não realizou nenhuma atividade.

Durante seis meses, todas as pacientes mantiveram diários para relatar como se sentiam em relação à depressão e ao cansaço. Além disso, os pesquisadores reuniram, no início e no fim do estudo, amostras de saliva das mulheres para medir seus níveis de cortisol no corpo.

De acordo com os autores da pesquisa, entre todas as participantes, as mulheres que praticaram ioga foram as que apresentaram a maior redução nos níveis de cortisol. Elas também foram as únicas que relataram uma melhoria em relação ao cansaço causado pelo tratamento.

“A ioga ajuda as mulheres com cancro de mama a descobrir melhor o seu corpo e a relaxar e a acalmar a mente”, explicou Cohen. Para o pesquisador, as mulheres devem procurar o tipo de ioga que mais combina com elas antes de ingressarem na atividade.

ioga