Saúde & bem-estar

Vitamina C injetável pode ajudar no tratamento contra o cancro

Elevadas doses de vitamina C podem aumentar a eficácia dos tratamentos de quimioterapia em pacientes com cancro, revelam cientista da universidade do Kansas, nos EUA.

O estudo, divulgado na revista científica “Science Translational Medicine”, afirma que doses injectáveis de vitamina C podem ser um coadjuvante eficiente, seguro e barato no tratamento de mulheres com tumor nos ovários.

Na década de 1970, o químico Linus Pauling defendeu que a administração intravenosa de vitamina C poderia ser eficiente contra o cancro. No entanto, testes clínicos em que a vitamina era ingerida pela boca falharam em replicar o mesmo efeito e as pesquisas foram abandonadas. Hoje, sabe-se que o corpo humano expele rapidamente a vitamina C quando ingerida pela boca.

Na pesquisa, os especialistas injetaram vitamina C em células cancerígenas do ovário em laboratório. Além disso, também repetiram a experiência em ratos de laboratório e em 22 pacientes com cancro do ovário.

Por outro lado,observaram que as células cancerígenas que receberam vitamina C em laboratório reagiram à substância, enquanto as células normais não foram afectadas.

Nos ratos, a vitamina C reduziu o crescimento do tumor e os pacientes com cancro que receberam injecções com a substância disseram ter sofrido menos com os efeitos colaterais da quimioterapia.

A investigadora Jeanne Drisko disse que há um interesse crescente entre oncologistas de testar o poder da vitamina C no tratamento contra o cancro. “Os pacientes estão a procurar opções eficientes e mais baratas de melhorar os efeitos do tratamento. E a vitamina C intravenosa tem esse potencial, como indica a nossa pesquisa científica e os resultados dos primeiros testes”, disse à BBC News.

Um possível obstáculo ao avanço das pesquisas é a falta de disposição das empresas farmacêuticas em financiar testes, porque não há como patentear a vitamina C – um produto natural.

“Como a vitamina C não tem potencial para patente, o seu desenvolvimento não deverá ser apoiado pelas farmacêuticas. Mas acho que chegou a hora de as agências de pesquisa apoiarem de forma vigorosa os testes clínicos com essa vitamin “, disse o cientista Qi Chen.

Já a médica Kat Arney, da instituição Cancer Research UK, defendeu que há uma longa história de pesquisas sobre os efeitos da vitamina C sobre o tratamento contra o cancro: “É difícil dizer com uma pesquisa tão pequena (com apenas 22 pacientes) se altas doses da vitamina podem aumentar os índices de sobrevivência ao cancro. Mas já é interessante o facto de que diminuíram os efeitos colaterais da quimioterapia”.