Saúde & bem-estar

Parar de fumar tem o mesmo efeito de antidepressivos

Deixar de fumar contribui para o bem-estar mental, tendo o mesmo efeito que o uso de antidepressivos, revela um estudo publicado na revista médica “British Medical Journal”.

Segundo os cientistas britânicos, que reviram 26 estudos sobre o tema, o efeito de parar de fumar pode ser “equivalente, ou superior, ao de antidepressivos utilizados no tratamento da ansiedade, ou de transtornos de humor”.

Os fumadores incluídos nos trabalhos eram “medianamente dependentes”, com idade média de 44 anos, e fumavam de 10 a 40 cigarros por dia. Do total, 48% eram homens.

Eles foram entrevistados antes da sua tentativa de parar de fumar e, novamente, depois de conseguirem largar o hábito, numa janela que variou de seis semanas a seis meses.

Os que conseguiram deixar o tabaco estavam menos deprimidos, ansiosos, stressados e com uma visão mais positiva da vida do que os que não conseguiram abandonar o vício. A melhoria foi perceptível nas pessoas afectadas por transtornos mentais logo que pararam de fumar.

Nenhuma avaliação de acompanhamento do estado mental voltou a ser feita, em especial nos casos dos ex-fumadores que tiveram recaídas.

A coordenadora do estudo, Genma Taylor, da Universidade de Birmingham, disse esperar que os resultados permitam dissipar falsas ideias, como a que atribui ao cigarro qualidades anti-stressantes ou relaxantes.