Moda

Luís Buchinho e Fátima Lopes apresentam coleções em Paris

A moda nacional vai estar representada na semana de pronto-a-vestir de Paris com as propostas de Luís Buchinho e Fátima Lopes para o próximo outono/inverno. O Portugal Fashion 10 criadores portugueses a dois showrooms na capital francesa.

Na segunda-feira, dia 3, às 19h30, o criador do Porto Luís Buchinho apresenta os seus coordenados nas instalações do instituto musical IRCAM, estando marcado para o dia seguinte, às 9h30, o desfile de Fátima Lopes, no cabaret Lido, noticia a “Lusa”.

A semana de moda em Paris – uma das passerelles incontornáveis do setor – serve ainda de mote para o Portugal Fashion levar 10 criadores de moda a dois certames, continuando a aposta iniciada em 2013 pelo projeto Estratégia para o Mercado Global, promovida pela Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), entidade responsável pelo Portugal Fashion.

A partir desta quinta-feira e até terça-feira, Luís Buchinho, Pedro Pedro, Diogo Miranda, Anabela Baldaque e TM Collection estarão com as suas coleções no Auriel Showroom, um showroom profissional e de acesso selecionado.

Já os talentos emergentes Carla Pontes, João Melo Costa, Daniela Barros, Teresa Abrunhosa e Susana Bettencourt marcam presença no Capsule Show – que apresenta um conceito eclético e reúne diferentes aproximações aos consumidores atuais – entre sexta e segunda-feira.

O calendário da semana da moda de Paris deveria incluir ainda o nome de um outro português: Felipe Oliveira Baptista. O desfile do designer de moda, radicado na capital francesa há mais de uma década, chegou a ser anunciado no site oficial do evento para o dia 26 de fevereiro, mas entretanto foi retirado.

Na sexta-feira passada, Felipe Oliveira Baptista anunciou que iria colocar “em pausa, por tempo indeterminado”, a sua marca em nome próprio.

Esta dupla ação do Portugal Fashion em Paris encerra o roteiro com as propostas para o outono/inverno 2014-15, que teve início nas semanas de moda de Londres e Berlim.

Depois destes roteiros internacionais, o 34.º Portugal Fashion decorre na invicta entre os dias 26 e 29 de março, sob o tema “Organic”.

Luís Buchinho
Luís Buchinho