Saúde & bem-estar

Estudo revela que o cérebro elimina detritos indesejáveis durante o sono

O ser humano passa um terço do dia a dormir e agora os cientistas começam a compreender a função do sono e porque este é tão importante.

Um estudo conduzido pela Faculdade de Medicina da Universidade de Rochester sugere que o sono dá aos nossos cérebros tempo para limpar os detritos que se vão acumulando num dia de pensamento, relatou Maria Konnikova no “New York Times”.
A bióloga dinamarquesa Maiken Nedergaard, que liderou a pesquisa, acredita que há uma rede de canais que limpam as toxinas com fluido cérebro-espinhal diluído. “Tínhamos como hipótese que esse processo de limpeza exigiria uma tremenda energia. Então pensamos: talvez seja algo que fazemos quando estamos a dormir, quando o cérebro não está a processar informação”, explicou.
A sua equipa descobriu exactamente isso em estudos realizados com ratos. Quando os ratos estão a dormir ou anestesiados, os seus cérebros estão a limpar os “dejetos”.

A maioria dos adultos deveria dormir entre sete a nova horas por dia, mas a maioria dos americanos, por exemplo, está a ter uma a duas horas de sono a menos por noite do que tinha há 50 ou 100 anos, e 38 minutos a menos do que há dez anos. Cerca de 50 milhões a 70 milhões de pessoas nos EUA sofrem de distúrbios do sono, o que perturba os neurónios responsáveis pela vigília e a função cerebral e cria uma acumulação de proteínas ligadas ao envelhecimento e à degeneração neurológica.