Saúde & bem-estar

Estudo revela que sumo de laranja ajuda a controlar o apetite

Uma pesquisa da Unesp (Universidade Estadual Paulista), São Paulo, revela que a laranja, fruta conhecida por ser bastante calórica, poder ser uma aliada para quem quer perder peso. Os cientistas constataram que a fruta liberta uma substância que aumenta a saciedade e ajuda a inibir o apetite, ou seja, a pessoa bebe o sumo e come bem menos na refeição seguinte.

Os testes foram feitos com sumos frescos e industrializados e a pesquisa contou com a participação de quarenta voluntários, que tomaram a bebida durante um ano e depois tiveram o sangue analisado.

Os especialistas descobriram que o sumo de laranja aumenta os níveis de leptina no organismo. Essa hormona age numa região do cérebro chamada de hipotálamo e inibe os recetores do apetite.

A bióloga Thaís César, professora do departamento de alimentação e nutrição da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, estuda os efeitos do sumo de laranja em diferentes grupos de indivíduos desde 2000. Segundo ela, apesar de cada copo de sumo ter em média 120 calorias, concluiu que a ingestão de cerca de um litro da bebida diariamente não alterava o peso das pessoas.

A partir dessa constatação, surgiu a ideia de estudar a influência da fruta no apetite. Durante uma semana, os participantes consumiam o sumo de laranja puro, feito na hora. Na semana seguinte, o sumo pasteurizado, como é exportado para muitos países. Na terceira, um preparado especial, feito com água e açúcar, numa composição parecida com a dos refrigerantes.

Depois de tomar a bebida, os participantes tinham o sangue analisado, a fim de analisar quatro índices: glicose, insulina, leptina e adiponectina.

A melhoria nos índices foi detetada tanto com o consumo do sumo fresco quanto com o pasteurizado. Só quem consumiu o preparado com açúcar é que não teve um efeito positivo.

Pessoas na faixa de peso normal, no entanto, beneficiaram mais do que as que apresentavam excesso de peso ou obesidade.

A professora acredita que a vitamina C e as isoflavonas presentes no sumo de laranja sejam responsáveis pela melhoria nos índices.

Assim, recomenda que as pessoas troquem os tradicionais lanches da tarde pela ingestão de sumo de laranja – além de gerar saciedade, a bebida possui nutrientes que bolos e bolachas não contêm.