Saúde & bem-estar

Glaucoma afeta 100 mil portugueses

O glaucoma, uma das principais causas da cegueira irreversível, afeta mais de 100 mil portugueses, alertou o presidente da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO), Paulo Torres.

“É fundamental instruir a população em geral para que façam consultas periódicas com o seu oftalmologista para medição da pressão intraocular e avaliação do nervo ótico”, sublinhou o especialista, que está reunido até sábado com 700 oftalmologistas no 56.º Congresso Português de Oftalmologia, em Vilamoura.

Em declarações à agência “Lusa”, o oftalmologista explicou que o glaucoma é uma doença crónica, silenciosa, na maioria dos casos, progressiva e altamente incapacitante nas suas fases terminais, mas, se for diagnosticada e tratada a tempo, a sua evolução pode ser retardada ao ponto de o doente não perder acuidade visual.

Segundo aquele especialista, estudos de prevalência recentes apontam para a presença da doença em 1,97 por cento das pessoas com idade superior a 40 anos na Europa, incidência que tende a aumentar devido ao envelhecimento da população, sendo o glaucoma uma das principais causas de cegueira irreversível em todo o mundo.