Saúde & bem-estar

Metade da população sofre de obesidade

O presidente da Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade alertou para a existência de cinco milhões de portugueses que sofrem da doença e defendeu um combate ao sedentarismo, acompanhado de uma alimentação mais rigorosa e saudável, avana a agência “Lusa”.

“Nós temos 50% da população com pré-obesidade e 14% com obesidade. Juntando as duas é praticamente metade da população, ou seja, cinco milhões de portugueses”, referiu Davide Carvalho, à margem de um congresso sobre aquela patologia, que se realizou no Porto.

Para o presidente da associação, as pessoas com mais dificuldades económicas recorrem a alimentos mais baratos, que acabam por ser os que contêm um maior número de calorias, até porque “as gorduras são mais baratas. Infelizmente, as pessoas acreditam que, com a crise e com as dificuldades económicas, é mais fácil perderem peso”, lamenta.

Por outro lado, o desemprego poderia levar a um aumento do desempenho da atividade física, mas, “na realidade, isso não acontece, pois as pessoas ficam mais deprimidas, ficam por casa e não têm hábitos saudáveis”, sublinhou.

A questão da prevenção passa também pelas crianças, sendo que Davide Carvalho apela a que estas iniciem cedo a sua atividade física, como medida ao combate do sedentarismo e da obesidade, e até para “conseguirem um maior rendimento académico”.

“É indispensável promover a atividade física, se queremos poupar dinheiro a médio prazo nas doenças associadas à obesidade e à doença cardiovascular”, acrescentou.