Moda

Flor: “O que quero é ser feliz”

Está há 13 anos na moda, onde se afirmou como uma das melhores manequins nacionais. Pisou as passerelles das principais capitais da moda, ganhou prémios e campanhas, e chegou onde queria. Aos 28 anos, mantém a mesma determinação de quando começou, “ainda tenho muito para dar” e até mudou de agência, pronta a enfrentar novos desafios. Ganhou mais responsabilidade, tornou-se mais moderada e reviu prioridades, tudo depois de ser mãe de uma menina, Noémie, de 28 meses.

Move Noticias – É uma manequim experiente que se destaca no mundo da moda. O que espera mais da sua carreira?
Flor –
Continuo à espera de novos desafios mas agora muito mais condicionados, como é óbvio. A minha disponibilidade já não é a mesma depois de ter sido mãe, a idade também já não é a mesma, mas espero mesmo que poucos, bons desafios naquilo que estou habituada a fazer. Depois, quero encontrar algo de que goste e brevemente surgirão novos desafios.

MN – Chegou onde merecia ter chegado?
F –
Cheguei onde queria, sem dúvida, embora ainda haja mais para dar.

MN – Houve certamente momentos bons e menos bons, destaca algum em particular?
F –
Sim, como em tudo, há o bom e o menos bom, mas foram mais os bons que me marcaram. Não destaco nenhum em particular porque foram todos momentos importantes em que tive a sorte de trabalhar com pessoas fantásticas. Até no ano em que comecei, em que em Portugal não se falava muito de Moda, nem era normal ser manequim, foi positivo. Tive oportunidade de ver o mundo de viajar e de trabalhar com grandes profissionais. O que podemos querer mais?

MN – O que a levou a mudar de agência recentemente? Que expectativa tem em relação à Best Models?
F –
A mudança para a Best Models deve-se basicamente com a saída da pessoa com quem trabalho há 7 anos, a Sandra Teixeira, da L’Ágence, que decidiu sair e enfrentar este desafio efui atrás dela e aguardo novos trabalhos.

MN – Tem alguma referência ou personalidade que admire na moda?
F –
Gosto muito de Kate Moss, mas não sigo à letra nem estou fanática à procura de saber o que tem vestido ou onde sai…mas gosto muito do estilo dela.

FLOR4

MN – A Flor já é mãe. Quando engravidou não ficou preocupada com a transformação do seu corpo?
F –
Não me assustou nada, gostei muito de estar grávida e senti-me sempre bonita. Era algo natural e foi uma fase muito bonita da minha vida. Depois foi fácil voltar ao normal, até demais, perdi mais peso do que aquilo que eu queria, principalmente quando deixei de dar de mamar.

MN – Que conselho deixa às pessoas para as ajudar a retomarem a boa forma após o parto?
F –
Basicamente que façam algum exercício após o parto, mesmo que tenham que levar o bebé, há aulas e sítios qualificados em que podemos levar os nossos bebés e fazer exercício. Também é importante começar logo a pensar numa dieta equilibrada e fazer alguma actividade física paralela, como correr. Mas tudo isso a seu tempo, o corpo vai lá, a natureza sabe o que faz. Convém levar as coisas com alguma moderação e pensar que não é numa semana que se adquire a boa forma.

MN – A Noémie é parecida consigo? O que é que ela trouxe de novo à sua vida?
F –
É mais parecida com o pai. O nascimento da minha filha mudou tudo. Trouxe-me mais responsabilidade, sinto-me mais ponderada, e trouxe-me acima de tudo, muito amor. Cuidar de outro ser é algo mágico que nos transcende e fez-me relativizar muita coisa e mudar as prioridades.

MN – É uma mãe-galinha? Vai querer que ela também seja manequim?
F –
Sou um bocadinho mãe galinha. Só quero que a Noémie cresça feliz, que tenha várias aptidões e que consiga desenvolver várias capacidades em vários sentidos. Se tiver que ser manequim cá estarei para a apoiar e para lhe dar umas lições também.

MN – Quer voltar a ser mãe?
F –
Quero muito voltar a ser mãe. Não faço planos para quando, nem qual será a altura ideal, mas sei que um dia vou tentar ter um filho rapaz.

FLOR1

MN – Tem medo de envelhecer?
F –
Não. De alguma forma paro para pensar nesse assunto. Às vezes tenho medo é de ficar parada no tempo e não conseguir acompanhar as coisas como estão, no momento em que estão, mas o que quero, acima de tudo, é ser feliz.

 

Raio X
Naturalidade: Montijo – Pinhal Novo
Refúgio preferido: Em cima de uma árvore
Destino de sonho: Neste momento um lugar quente e paradisíaco.
Música preferida: Depende dos momentos mas gosto muito de Ben Harper, Jamie Woon e Rodrigo Leão.
Comida preferida: Massas ou comida alentejana
Clube desportivo: Benfica
O que mais gosta: Do sorriso da minha filha
O que detesta: Aquela sensação de impotência quando estou longe. É uma coisa que tenho que ultrapassar

 

 

Fotos: Hella Pebble