Saúde & bem-estar

Evitar os cabelos brancos

Cientistas descobriram um composto que consegue evitar o aparecimento dos cabelos brancos e reverter a descoloração da pele ocasionada pelo vitiligo.

Karin Schallreuter, da Universidade Arndt, na Alemanha, e a sua equipa divulgaram a descoberta do composto, chamado pseudocatalase, na revista científica “The FASEB Journal”.

Segundo a pesquisa efetuada, o embranquecimento dos cabelos é precedido por um stress oxidativo maciço nos folículos, que resulta no acumular de peróxido de hidrogénio na raiz do cabelo. Essa acumulação de peróxido de hidrogénio foi revertida com o uso de um composto tópico, aplicado localmente, ativado pelos raios ultravioleta B (UVB).

O composto, chamado PC-KUS, já foi patenteado e deverá ser comercializado em breve.


Os testes mostraram que o mesmo tratamento funcionou para alguns tipos de vitiligo – uma condição marcada por uma descoloração da pele. “Durante gerações, muitos remédios têm tentado esconder os cabelos brancos. Agora, pela primeira vez, um tratamento real que age na raiz do problema foi desenvolvido”, afirmou Gerald Weissmann, editor da revista científica que publicou o artigo.

“O que é ainda mais interessante é que o tratamento também funciona para o vitiligo. Esta condição, embora tecnicamente seja apenas estética, pode ter graves efeitos socioemocionais para as pessoas. O desenvolvimento de um tratamento eficaz para esta condição tem o potencial para melhorar radicalmente a vida de muitas pessoas”, concluiu.