Saúde & bem-estar

Conheça os benefícios do gengibre para a saúde

O gengibre não é uma raiz, é um rizoma (um tubérculo como a batata) com caules retorcidos. Rico em propriedades medicinais é utilizado há mais de 3 mil anos como remédio para diversos males. É uma fonte de vitamina B6, cobre, magnésio e potássio. Por ser antioxidante, aumenta a imunidade, previne o cancro e ainda embeleza a pele e o cabelo.

Uma pesquisa do Instituto Hormel, da Universidade de Minnesota (EUA), concluiu que o gingerol – composto que dá sabor picante ao gengibre – retarda o crescimento de tumores no intestino. Essa planta de origem asiática também é antisséptica.
– Chá de gengibre é um ótimo descongestionante quando se está constipado. Combate as doenças das vias respiratórias e da garganta pelo se efeito antisséptico e anti-inflamatório.
– Acrescente uma colher (chá) de gengibre ralado às suas refeições diárias e note como ajuda a emagrecer. É um alimento termogénico, ou seja, aumenta a temperatura do corpo, mantém o metabolismo acelerado e eleva a queima de gordura.
– O gengibre reduz dores musculares relacionadas com o exercício. Numa pesquisa da Universidade da Geórgia, nos EUA, voluntários consumiram gengibre ou placebo diariamente, durante uma semana. Nesse período, praticaram exercícios de força para os braços. O grupo que ingeriu a planta apresentou 25% menos dores e inflamações associadas à atividade.
– Segundo a nutricionista Ioná Zalchman, a mesma ação antioxidante que melhora o sistema imunológico também previne o envelhecimento precoce da pele.
– Ao produzir calor, promove a vasodilatação e o aumento da circulação sanguínea. Isso facilita a ereção nos homens e intensifica a sensibilidade no clitóris das mulheres.
– Um estudo realizado pela Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, mostrou que a composição do gengibre pode inibir o avanço do cancro do cólon.
– A raiz possui gingeróis, que garantem energia. Outros componentes, como vitaminas A, B3 e B6, selênio e zinco, também afastam o cansaço.