Saúde & bem-estar

Benefícios do sumo de beterraba

O sumo de beterraba pode ser excelente a combater a hipertensão. De acordo com estudo da Baker Heart and Diabetes Institute in Melbourne, na Austrália, um copo diário com 500 ml da bebida é capaz de diminuir significativamente a pressão arterial cerca de seis horas após sua ingestão. Para os pesquisadores, o amplo consumo do sumo de beterraba poderia evitar 10% das mortes por doenças cardiovasculares.

As características benéficas do sumo estão relacionadas à concentração de nitratos presentes na beterraba, cerca de 20 vezes mais elevada quando comparada a outros vegetais.

O mecanismo de ação tem relação com as bactérias presentes na boca e no intestino, capazes de converter o nitrato presente na beterraba em óxido nítrico, substância que relaxa e dilata os vasos sanguíneos.
Outros benefícios 

A beterraba também é eficiente na melhoria das performances de atletas e na redução e progressão de doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer. Outro estudo, da Universidade de Howard, nos Estados Unidos, sugere que o pigmento que dá cor à beterraba, betacianina, é capaz de desacelerar o crescimento de tumores malignos na próstata ou mama em até 12,5%.

Além de diminuir o risco de doenças cardíacas, AVC (Acidente Vascular Cerebral) e aumentar a resistência física, um novo estudo revela que o sumo de beterraba aumenta o fluxo sanguíneo para o cérebro. Segundo os pesquisadores, o vegetal é uma promessa para combater a progressão da demência.