Atualidade

Seita ‘do fim do mundo’ ressurge na Europa

Seita que ficou famosa após aterrorizar o Japão em 1995, a Aum Shinrikyo (“Verdade suprema”, em tradução livre) está de volta, mais de 20 anos depois.

Nos últimos dias, a polícia da Rússia invadiu uma série de propriedades associadas ao grupo e prendeu pelo menos dez pessoas.

No mês passado, a ex-república Jugoslava, de Montenegro expulsou 58 estrangeiros suspeitos de associação com a Aum, nome pelo qual é conhecida a organização, alertando assim para um dado histórico de extrema violência.

Em 1995, esta seita foi responsável por um ataque que matou 13 pessoas e feriu outras 5 mil no metro de Tóquio, com um gás letal para o sistema nervoso, produto declarado arma de destruição em massa pelas Nações Unidas.

Asahara, o líder, foi preso após os ataques em Tóquio, outros treze membros foram condenadas à morte, enquanto ele ainda espera pelo cumprimento da sentença.

O grupo acredita, entre outras coisas, que o mundo acabará com a Terceira Guerra Mundial e só os seus seguidores sobreviverão.

Criado nos anos 80, começou com crenças hinduístas e budistas, depois foram incluindo algumas profecias cristãs. O fundador, Shoko Asahara, declarou ser, ao mesmo tempo, Jesus Cristo e o primeiro “iluminado” a chegar à Terra desde Buda.

Ainda se desconhecem os motivos que levaram ao reaparecimento desta seita no leste europeu.