Lifestyle

Corrida de Ascot já começou: veja os looks e conheça as regras

‘Royal Meeting’ é a expressão pela qual os entendidos e presentes se referem à corrida de cavalos de Ascot. Para muitos trata-se de um evento conhecido pelos chapéus extravagantes que as senhoras – e mulheres da família real britânica – usam. Para os ingleses, especialmente a realeza e a alta sociedade, é uma corrida equestre tradicional que marca o início da nova temporada.

Decorre em Berkshire (Inglaterra), arrancou esta terça-feira, 20 de junho, e dizem que é o ato oficial preferido da Rainha Isabel II.

Na cerimónia de abertura, a monarca e o príncipe Philip chegaram, como é tradição, numa carruagem puxada por cavalos. Seguiram-se os Duques de Cambridge e os condes de Wessex (o filho mais novo da rainha, príncipe Eduardo, e a mulher Sophie).

Ao passo que a rainha escolheu um look verde claro, Kate Middleton levou um visual semelhante ao que levou no ano passado. Trata-se de um vestido de renda branco de Alexander McQueen, que combinou com um toucado elegante, sapatos de salto alto nude de Gianvito Rossi e uma carteira no mesmo tom.

Passemos aos outros looks. Até porque o evento arrancou esta terça mas só termina no próximo sábado, 25 de junho.

Saiba que quanto maiores e mais extravagantes os chapéus, melhor. Até porque as regras são específicas e os adereços na cabeça obrigatórios.

Não podem entrar mulher com cabeças destapadas nem com toucados, a não ser que estes tenham uma base mínimo de dez centímetros.

Quanto à roupa, elas não podem ir de alças finas, com joelhos e ombros à vista, decotes pronunciados ou barriga à mostra. Já houve quem fosse barrado à entrada do Recinto Real (nome pelo qual é conhecido o espaço onde fica a família real e convidados ilustres) por não cumprir isso.

Este ano, contudo, há uma novidade: é permitido macacões (jumpsuits). O que mostra que as regras estão a acompanhar as tendências. No entanto ainda não foi encontrado nenhum look assim.

Também as altas temperaturas que estão a atingir o Reino Unido (são esperados 29 graus, sendo que no fim de semana ultrapassaram os 30 graus, o que não é habitual) fizeram com que a organização permitisse que os homens pudessem tirar o casaco, se quisessem.

Sim, os homens também têm um protocolo rigoroso a cumprir, no que toca à vestimenta. Têm de levar fraque, com colete incluído, e gravata. Os laços não são permitidos. Já os sapatos têm de ser sempre pretos e os chapéus têm de ser altos, sem qualquer detalhe, cor ou adornos.

A própria entrada no evento – além de ser apenas permitida a alguns – é feita de forma triunfal. Ora de carruagem (sendo que o desfile se chama ‘The Royal Procession’), ora de carro. A maioria são Aston Martin, Jaguar e Rolls Royce, no entanto é preciso ver que o estacionamento no Royal Enclosure (Car Park One) tem uma lista de espera de vários anos.

Os carros têm outro papel importante: é com a mala aberta e à sua frente que almoçam os convidados. Cada um traz a sua mesa, cadeiras e comem assim, como se estivessem a acampar na relva mas vestidos de gala.

Para entrar no Recinto Real, tem de se ser convidado pela família real britânica e tem se usar na roupa uma placa com o nome da pessoa.

Depois da corrida de cavalos, onde se assiste a tudo de pé ou sentado no relvado, há tempo para a animação musical.

Ah, e um pequeno pormenor: a entrada a menores de 16 anos é interdita, exceto no último dia da ‘Ascot Racecourse’.

Fotos: Facebook