Cultura

“O Lago dos Cisnes” regressa ao Teatro Camões

O espetáculo “O Lago dos Cisnes”, na versão coreográfica de Fernando Duarte, acompanhado por um filme de Edgar Pêra, vai regressar ao Teatro Camões pela Companhia Nacional de Bailado (CNB), a partir de 17 de maio, noticia a “Lusa”.

De acordo com a programação, esta nova versão do clássico, estreada em fevereiro de 2013 naquele palco, vai ser apresentada no Teatro Camões até 25 de maio.

Com música de Piotr Ilitch Tchaikovsky e figurinos de José António Tenente, o espetáculo vai ter interpretação musical da Orquestra Metropolitana de Lisboa, sob a direção do maestro Cesário Costa.

O espetáculo é baseado na coreografia de Marius Petipa e Lev Ivanov, mas tem reconstrução coreográfica e coreografia adicional de Fernando Duarte, bailarino principal e ensaiador da CNB.

Considerado um clássico da história da dança, o primeiro “O Lago dos Cisnes”, drama em quatro atos com coreografia de Julius Reisinger, estreou-se em 1877, no Teatro Bolshoi, em Moscovo, mas foi um fracasso pelas más interpretações da orquestra e dos bailarinos.

A segunda versão, com coreografia criada por Marius Petipa e Lev Ivanov, conjugando poética com técnica, estreou-se em 1895, em São Petersburgo, tornando-se a versão de referência em todo o mundo.

Em Portugal, uma versão de Armando Jorge, com cenários de Cruzeiro Seixas, estreou-se em 1986 e, em 2006, teve igualmente primeira apresentação uma versão de Mehmet Balkan e António Lagarto, ambas criadas para a CNB.

Lago Cisnes