O Belas Clube de Campo, em Sintra, acolhe no próximo dia 23 de maio, quarta-feira, pelas 09h30, a II Conferência Green Project Awards (GPA) – “Imobiliário e Cidades Sustentáveis para o Futuro das Gerações”.

Um tema particularmente caro ao empreendimento anfitrião, pioneiro no desenvolvimento sustentável no setor imobiliário português, apontado frequentemente como “case-study” internacional.

Lívia Tirone, arquiteta bioclimática, será a keynote speaker da conferência, onde falará sobre Future Design, a cidade em 2050 – Como ‘desenhamos’ as nossas cidades para responder às ameaças que se aproximam.

Arquiteta de profissão, co-fundadora do THNK Lisbon e mentora da iniciativa REBUNDANCE, que visa identificar pontos comuns entre visões futuras de grandes grupos de stakeholders, em tópicos relevantes como a água, alimentação, materiais e energia, Lívia Tirone trabalhou durante vinte anos na construção sustentável, em defesa do ambiente, da qual foi pioneira em Portugal e na Europa.

Integrou ainda a Task Force Environment and Sustainable Architecture, para o Conselho de Arquitetos da Europa, contribuindo para a elaboração da diretiva para a eficiência energética nos edifícios. Atualmente, define-se como uma protetora do ambiente que desenvolve projetos com objetivos ambiciosos de desempenho energético ambiental e de sustentabilidade social.

A conferência irá contar com um painel de discussão “Setor Residencial e Sustentabilidade das Cidades” onde serão debatidos áreas residenciais integradas nos espaços urbanos e o novo conceito de living, com soluções holísticas que reúnem um conjunto de serviços e infraestruturas, em espaços ambientalmente protegidos e valorizados.

O debate contará com a presença de Ana Blanco, Diretora do Turismo de Portugal, Eduardo Capinha Lopes, Arquiteto da Capinha Lopes Consulting, Gilberto Jordan, Presidente da Planbelas, Filipa Newton, Diretora para a área de Eficiência Hídrica, ADENE e Manuel Pinheiro, Professor Universitário no IST, Universidade de Lisboa e Responsável pelo LiderA. A moderação estará a cargo de Paulo Ferreira, partner da True Stories.