Cultura

Dead Combo e António Zambujo nas Festas da Cidade de Coimbra

As Festas da Cidade de Coimbra decorrem este ano de 1 a 5 de julho e contam com espetáculos de luz, fogo-de-artifício e concertos dos portugueses Dead Combo e António Zambujo. Ao todo a cidade vai receber mais de 60 eventos, envolvendo diversas entidades, em 15 espaços diferentes de Coimbra.

António Zambujo atua a 3 de julho, no Jardim da Sereia, pelas 21h30, acompanhado pela Orquestra Clássica do Centro e com a participação de Samuel Úria. No dia seguinte, será a vez do duo Dead Combo, constituído por Tó Trips e Pedro Gonçalves, levar ao Jardim da Sereia a sua fusão entre o blues, fado e música africana, acompanhados pela Royal Orquestra das Caveiras.

Durante os cincos dias de Festas da Cidade, haverá oficinas de gastronomia, visitas guiadas centradas em temas e figuras como a Rainha Santa Isabel, Repúblicas ou Canção de Coimbra, eventos desportivos, dança, teatro, folclore, jazz no Quebra Costas, debates ou uma exposição de pintura.

No primeiro dia do evento, realiza-se o Baile da Rosa, na Praça do Comércio, recriando-se uma antiga festa popular da cidade, e, a 2 de julho, Jorge Palma toca na Quinta das Lágrimas, no anfiteatro Colina de Camões, num concerto com vista a angariação de fundos da Associação Amigos dos Queimados.

A 3 de julho a fachada da Universidade de Coimbra, no Pátio das Escolas, e da Câmara Municipal, servirá de tela para um espetáculo de luz e animação 2D e 3D, e a 4 de julho realiza-se, junto ao rio Mondego, um espetáculo de pirotecnia.

Também inserida nas festas, está a feira popular, que decorre na Praça da Canção, entre 3 e 19 de julho, que contará, como é habitual, com tasquinhas, carrosséis, concertos e outras iniciativas, tendo um preço de entrada de 1,5 euros (crianças até aos 12 anos não pagam).

As festividades contam ainda com o terceiro Festival do Croché Social, que decorre de 4 de julho a 31 de agosto, com peças produzidas por instituições e associações e que vão estar espalhadas por diversos pontos da zona histórica da cidade.

Todos os eventos são de entrada gratuita, com exceção para a feira popular e para o concerto de Jorge Palma (20 euros).