O ser humano que não tem a música dentro de si e que não se emociona com doces acordes é capaz das maiores traições, conjuras e rapinas.

William Shakespeare

A importância que a MÚSICA e o Teatro Musical têm no desenvolvimento da arte teatral no seu todo, não deve ser esquecida, sob pena de não se entender o verdadeiro objetivo do teatro: a FRUIÇÃO ARTÍSTICA e CULTURAL; (com isto não estamos a defender um teatro de mero entertenimento).

Embora a Ópera e Teatro Musical pareçam géneros muito semelhantes nos seus objetivos e propósitos; a Ópera, mais conservadora, tem procurado manter uma constância na interpretação, quer musical, quer teatral dos seus intérpretes. Por outro lado, o Teatro Musical está em constante mudança, como resposta à contemporaneidade da sua natureza, exigindo dos seus atores: novidade, originalidade e um conjunto de experiências, que os leve a ultrapassar os limites do seu conhecimento e capacidade como intérpretes, procurando torná-los em verdadeiros “performers”.

As contribuições de alguns dos mais brilhantes compositores contemporâneos como Cole Porter, Richard Rodgers, Óscar Hammerstein II, Leonard Bernstein, Irving Berlin, Claude-Michel Schönberg, Elton John, Andrew Lloyd Webber, Stephen Sondheim, César Alvarez e outros, dão-nos conta do poder de sedução que o Teatro Musical tem vindo a exercer sobre o mundo artístico e por consequência sobre o público global.

É com o objetivo de aflorar o universo do Teatro Musical, servindo-nos de algumas das técnicas por si utilizadas, que propomos a oferta deste Curso a toda a comunidade (escolar e não escolar), em horário pós-laboral.

O Curso terminará com uma apresentação final no Palácio do Bolhão.

Formadores JOÃO PAULO COSTA, TERESA CHAVES, ERNESTO COELHO e ALEXANDRA CALADO

De 3 de janeiro a 28 de março

quartas e sextas das 19:00 às 21:00

sábados das 14:00 às 18:00

Inscrições até 19 de dezembro através de [email protected]

Coordenação de João Paulo Costa

Para todos aqueles que pretendem desenvolver competências na área do teatro musical, com idades não inferiores a 15 anos.