Atualidade

Celeste Rodrigues enche o Tivoli BBVA para ‘reunião de amigos’

A fadista de 95 anos quis celebrar 73 de carreira e nada melhor do que juntar os amigos para uma noite memorável. O palco escolhido, foi o Tivoli BBVA, em Lisboa, que contou com casa cheia.

A irmã de Amália, iniciou a ‘reunião’ com o seu tradicional ‘Fado Celeste’, mas mesmo antes de entoar qualquer nota, foi louvada em aplausos com a plateia toda em pé.

Teresinha Landeiro, Duarte Coxo, Hélder Moutinho, Fábia Rebordão, Katia Guerreiro e Jorge Fernando, foram os artistas convidados para pisarem o palco da Avenida da Liberdade.

A acompanhar a homenageada – que se manteve sentada durante o espetáculo num sofá branco – e os convidados, estiveram Pedro Castro, na guitarra portuguesa, André Ramos, na viola, e Francisco Gaspar, na viola baixo. Mas a noite ficou mais completa quando Gaspar Varela, bisneto de Celeste Rodrigues acompanhou a bisavó na guitarra portuguesa.

Convidados que prestavam a homenagem à fadista, foram deixando palavras de apreço a “uma mulher incrível não só como artista” como confessou Fábia Rebordão que emocionada abraçou a protagonista, reconhecendo que “há muito respeito, complexidade, amizade e amor” entre ambas.

Já perto do final, a fadista proporcionou um momento de grande descontração, quando interrompeu os guitarristas para ser ela própria a tocar a guitarra portuguesa, um sonho que acabou por revelar ser já antigo.

Numa chuva de aplausos durante longos minutos, Celeste Rodrigues desceu do palco ao som de “Olá como tem passado” para cumprimentar o público.

O espetáculo reportou uma viagem por alguns dos fados criados pela própria, como foi o caso de ‘A Lenda das Algas’, ‘a Marcha da Alfama’, ‘Nostalgia’, entre outros.

A fadista portuguesa ao longo da sua carreira já teve a oportunidade de cantar em salas de prestígio mundial como o Carnegie Hall ou a Cité de la Musique, sendo que em Portugal mantém presença ativa nas casas de fado como é o caso do Café Luso e Mesa de Frades. Veja as fotos:

Fotos: César Lomba