A iniciativa é do Projeto Memórias do Casal Ventoso, aprovado pelo Programa BIP/ZIP da Câmara Municipal de Lisboa, sendo que a entidade promotora é a Instituição Projecto Alkantara.

Este projeto pretende fomentar uma maior união entre os moradores, um fortalecimento do espírito de cidadania e, sobretudo, a melhoria dos lotes e dos espaços comuns dos Bairros do Cabrinha e do Loureiro, onde habitam as pessoas realojadas do antigo Casal Ventoso.

Neste sentido, irá decorrer uma Acção Solidária para pintura e limpeza de lotes no Bairro do Cabrinha, que se irá realizar no dia 21 de Fevereiro das 14h às 18h, com os estudantes do Núcleo de Serviço Social do ISCSP, Núcleo de Gestão de Recursos Humanos do ISCSP, Associação de Estudantes da FMH, Núcleo de Serviço Social da Universidade Lusófona, Associação Acção Social da Universidade Lusíada, Associação Académica de Lisboa e Associação Estudantes do ISA, com cerca de 150 estudantes.

Irá contar com a colaboração da entidade promotora, da Gebalis e da Junta de Freguesia de Alcântara, para além dos parceiros do projeto Memórias do Casal Ventoso.