Televisão

“Todos a Bordo”: RTP soma apresentadores para a Eurovisão e esquece veteranos

Achou que era demasiado ter Catarina Furtado, Daniela Ruah, Sílvia Alberto e Filomena Cautela a conduzir as semifinais e a final – ainda que não se saiba muito bem em que posições concretas (quem estará no palco e quem estará na green room) – do festival?

Ficou surpreendido com a entrada, a meio do ‘jogo’, de Pedro Granger, outrora votado ao esquecimento pela RTP, porém um dos favoritos dos fãs?

Continua a achar que Eládio Clímaco, histórico neste tipo de formatos mas ostracizado pelo canal público, ou mesmo Ana Zanatti, que co-apresentou várias edições, ou até Isabel Angelino, uma das vozes mais conhecidas da RTP, serão convidados para a Eurovisão? Nestes casos é pouco provável.

O slogan “All Aboard” (“Todos a Bordo”) tem sido levado ao extremo pelo canal público pois o número de apresentadores e demais repórteres na(s) semana(s) eurovisivas voltou a aumentar.

Cláudia Semedo e Inês Lopes Gonçalves juntam-se à lista – imensa – de anfitriões. A atriz e a radialista irão acompanhar Granger e Pedro Penim na red carpet, ou melhor na blue carpet.

Serão os quatro a dar as boas-vindas no domingo, 6 de maio, às 43 delegações a concurso. A cerimónia de abertura decorrerá, a partir das 17h00, no MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia e no Museu da Electricidade.

A cerimónia será transmitida em direto pela RTP1 e será comentada por Jorge Gabriel e Tânia Ribas de Oliveira através do estúdio da Eurovision Village, na Praça do Comércio.

E não é só. Granger e Penim ficarão também encarregues das conferências de imprensa dos participantes, Herman José terá uma participação e Ana Bola dará vida à Europa numa rubrica de humor.

Como se isto não chegasse, o que dizer da programação especial da RTP entre 23 de abril e 12 de maio?

Haverá diversos programas em direto – com outros tantos apresentadores – a partir do Terreiro do Paço, onde ficará a Eurovision Village, e do Parque das Nações, onde decorrerá o festival.

Confira aqui tudo:
“Todos a Bordo – Diário” : 23 de abril a 11 de maio, às 21h00
Diariamente, a seguir ao Telejornal, Hélder Reis, Tiago Góes Ferreira e Joana Martins mostram todos os preparativos do Festival Eurovisão da Canção 2018, as equipas, os músicos, as delegações e todos os pormenores das montagens e dos bastidores do evento.

“Todos a Bordo – Compacto” : 29 de abril a 6 de maio, às 12h00
Semanalmente poderá rever os melhores momentos num programa compacto que reúne o que mais marcou a semana.

Cerimónia de Abertura “Blue Carpet” : 6 de maio, das 15h30 às 20h00
Os concorrentes e as delegações dos 43 países a concurso irão desfilar na passadeira azul no dia 6 de maio num evento que decorre no MAAT. Jorge Gabriel e Tânia Ribas de Oliveira fazem-lhe companhia a partir do estúdio do Eurovision Village, no Terreiro do Paço, onde irão receber vários comentadores e convidados. Catarina Camacho, em direto do MAAT, revela-nos o ambiente que se irá viver em torno desta cerimónia.

“A Praça e Agora Nós – Todos a Bordo” : 7 a 11 de maio, 10h00-12h00 e 15h00-17h30
Em direto do Eurovision Village, Sónia Araújo, Jorge Gabriel, Tânia Ribas de Oliveira e Herman José falam-nos desta complexa operação e revelam-nos muitas outras surpresas sobre os espetáculos. A reportagem fica a cargo de Vanessa Oliveira, Joana Teles e Rita Belinha. Vanessa Oliveira traz-nos ainda as “Últimas da Eurovisão”, uma rubrica inserida na “A Praça” e no “Agora Nós”, com várias reportagens até ao dia 3 de maio.

“Todos a Bordo – Grande Final” : 12 de maio, ao longo do dia
No dia em que será conhecido o vencedor do Festival Eurovisão 2018, a RTP transmitirá uma emissão especial, entre as 10h00 e as 19h00, sendo que os dois boletins informativos do canal, o Jornal da Tarde e o Telejornal, vão ser transmitidos em direto, a partir do recinto do espetáculo, no Parque das Nações. À noite, depois da transmissão da Grande Final na RTP1, conheça tudo aquilo que não viu em “Bastidores da Final”. Um programa que nos irá mostrar tudo aquilo que aconteceu por detrás das câmaras, numa emissão com diferentes convidados e muito humor à mistura.

“5 para a Meia-Noite: Bastidores” : 8 e 10 de maio, às 22h30
Nos dias das semifinais, Inês Lopes Gonçalves estará em direto do Terreiro do Paço para duas emissões especiais do 5 para a Meia-Noite. Assista às primeiras emoções dos países finalistas do Festival Eurovisão da Canção 2018, na companhia da apresentadora.

“Concertos e Tributos – Todos a Bordo” : 5 a 11 de maio, ao final da noite
Ao longo desta semana, a RTP1 transmite vários concertos do Eurovision Village, destacando-se os Tributos a Simone de Oliveira, por Nuno Feist, e às Doce por Moullinex, e os concertos de Waldemar Bastos e Capicua.

Calma. Ainda não acabamos. Esta terça-feira, dia 24 de abril, a RTP voltou a lançar mais nomes. Não de apresentadores, mas de repórteres digitais (que no fundo irão também apresentar). E são eles: Joana Martins e Rui Maria Pêgo.

A explicação? “O Festival Eurovisão da Canção acontece pela primeira vez em Portugal e a RTP, enquanto anfitriã, vai fazer uma cobertura intensiva não só na televisão e na rádio, mas também na web. Além da transmissão na RTP Play de todos os programas de televisão e rádio dedicados ao evento, vamos ter também vários conteúdos exclusivos. Joana Martins e Rui Maria Pêgo farão reportagens a partir de vários pontos de onde decorre a Eurovisão. Desde o Altice Arena, passando pela pelo Eurovision Village e até o Euroclub.”

Todos estes conteúdos poderão ser acompanhados ao longo do dia na várias plataformas digitais da RTP: site, RTP Play e redes sociais.

“A partir de 4 de maio, ao final da tarde, a dupla de apresentadores vai conduzir o Diário de Bordo, um programa exclusivamente digital, com um resumo do que aconteceu durante o dia e alguns conteúdos extra”, frisou a RTP.

Resta-nos perguntar: Sobrou alguém em Lisboa para ir ver o Festival? Provavelmente não. Estão lá todos a trabalhar. Exceto o Eládio Clímaco.

Imagens: Redes Sociais e RTP